Dormir de olho aberto faz mal: mito ou verdade?

Muitos pais acreditam que dormir de olhos abertos faz mal ao bebê, pois pode ressecá-los. Isso é mais um mito. Esse fenômeno é chamado de lagoftalmo noturno e é bastante comum em crianças muito pequenas. Além disso, não traz consequências sérias para elas e deve desaparecer sozinho depois do primeiro ano de vida.

A causa desse hábito estranho ainda não é conhecida. Uma das hipóteses é que os músculos responsáveis pelo fechamento das pálpebras ainda não se desenvolveram por completo nessa idade. Em casos raros, o fenômeno pode ser causado por uma malformação congênita na pálpebra.

Dormir de olho aberto pode ser hereditário. Se você perceber o lagoftalmo noturno no seu filho, pergunte ao seu parceiro (a) se ele(a) já viu você dormindo dessa mesma forma. Se isso acontecer, procure um oftalmologista para verificar se está tudo bem.

Além do lagoftalmo, é preciso ficar atento para a ocorrência de conjuntivites de repetição ou presença de secreção no olho. Esses sintomas podem indicar um processo inflamatório mais complicado. Consulte seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *