AmamentAÇÃO: orientações valiosas

Profissionais da Pro Matre Paulista deram informações sobre a amamentação

Na semana passada, aconteceu o 1º AmamentAÇÃO, evento promovido pela Pro Matre Paulista em comemoração ao mês em que se celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno. As famílias que estiveram no Parque do Ibirapuera para participar do evento puderam receber dicas e orientações importantes para garantir o sucesso da amamentação.

Você não teve oportunidade de ir? Sem problema. O blog da Pro Matre Paulista selecionou algumas das dicas das profissionais da instituição que participaram do evento, para encerrar esta série especial. Acompanhe!

“Antes de voltar ao trabalho, a mãe precisa pensar no lugar em que o bebê vai ficar, se há a opção de escolinha no trabalho, se será necessária uma babá… Essa ansiedade gera estresse muito antes do necessário. Quando estiver mais próximo do momento de voltar, a mãe pensa na melhor estratégia. Algumas empresas deixam, inclusive, a mãe sair para amamentar. O ideal é que a mãe veja essas possibilidades um pouco antes”, disse Dra. Carolina Siniscalchi, pediatra da Pro Matre Paulista.

Elaine Cristina dos Santos, nutricionista da instituição, falou sobre o armazenamento de leite para o período em que a mãe voltar ao trabalho.“O leite retirado da mãe pode ser congelado e dura 15 dias nessas condições. É importante ter um estoque com leite dentro dessa validade. Para descongelar o leite, use o banho-maria. Depois de descongelado, o leite dura 12 horas se conservado em geladeira. Orientamos que as mães deem a porção de leite ao bebê no copinho, pois, assim, ele não perde a sucção, o que facilita muito o processo de amamentação e evita que ele se desacostume a mamar diretamente no peito, quando a mãe estiver com ele”, acrescentou Elaine.

Para garantir o sucesso da amamentação, é fundamental que o bebê aprenda a pegar corretamente o seio. “No momento da pega, o ideal é que o bebê abocanhe grande parte da aréola. Com a sucção, ele vai conseguir extrair o leite por completo. Com a mamadeira, a tendência é pegar próximo ao mamilo depois, o que pode causar rachaduras. Utilizar acessórios como o bico de silicone pode prejudicar a mamada, pois muitos apetrechos disponíveis atualmente no mercado não proporcionam o contato direito do bebê com o seio da mãe”, explicou Barbara Pauletti, enfermeira obstetra da Pro Matre Paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *