Espaço Família Pro Matre

Tamanho do Texto:

Como colocar o bebê para dormir em segurança

A Síndrome da Morte súbita é conhecida e estudada desde a década de 90. É um evento que causa extrema preocupação nos pais mas muitos não sabem que algumas medidas simples, tomadas em casa, diminuem a incidência desta ocorrência em mais de 60%.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, a Síndrome da Morte Súbita ou Morte do Berço não acontece por engasgo e aspiração de leite.

A causa exata não é bem conhecida mas sabe-se que as medidas abaixo, recomendadas pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Pediatria reduzem muito o risco da morte no berço:




1 - A posição mais segura para colocar o bebê na hora de dormir é de barriga para cima. Esta medida deve ser seguida do nascimento até 1 ano de idade. Os casos de engasgo e sufocamento por leite não aumentam nesta posição pois os bebês tem mecanismos de defesa quando regurgitam.



A partir do momento que o bebê conseguir se virar sozinho para a posição de lado ou barriga para baixo, poderá ser deixado nesta posição. Mas ao colocar para dormir, coloque sempre de barriga para cima, mesmo que ele se vire depois.



2 - O berço deve seguir várias normas de fabricação como, por exemplo, altura e distância entre as barras das grades. Só compre berço com selo do Inmetro.



3 - O colchão deve ser firme e o lençol deve ser bem preso e sem risco de se soltar durante o sono, com os movimentos da criança.



4 - Não colocar travesseiro, bichos de pelúcia, lençóis soltos ou protetores de berço. Esses objetos aumentam a chance de sufocamento e estrangulamento.



5 - Dormir no seu próprio berço no quarto dos pais nos primeiros 6 meses de vida.



6 - Não colocar para dormir na cama com os pais.



7 - Não dormir em sofás, poltronas ou superfícies muito macias.



8 - Não aquecer muito o bebê: eles podem ter um pouco mais de frio que um adulto, mas só um pouquinho.



9 - Não enrolar o bebê na hora de dormir. Se for cobrir o bebê, use um cobertor preso nas laterais do colchão e o encaixe por baixo dos bracinhos do bebê para que não cubra seu rosto.



10 - O aleitamento materno ou o leite materno ordenhado também protegem contra a S. da Morte Súbita.



11 - Não fumar durante a gestação e Nunca permitir que fumem perto do seu bebê.



12 - Siga o calendário de Vacinação.



13 - Durante o dia, quando o bebê estiver acordado, coloque-o em sua cama, de barriga para baixo, para que ele se exercite, movimentando a cabeça para cima e para os lados - é bom para o desenvolvimento neurológico e evita que a cabeça fique deformada na parte de trás por ficar sempre de barriga para cima. Estes momentos de barriga para baixo devem ser sempre supervisionados por você ou por outro adulto.



14 - Oriente e explique estas medidas de segurança para todos os que forem cuidar do seu bebê (pai, avós, tias, babás, funcionárias da creche, etc).