imprensa

Tamanho do Texto:

Notícias do mês de Junho

27/06/2012

Dia Nacional do Diabetes: risco aumentado na gestação

Ficar atenta ao aumento de peso é uma das medidas importantes para evitar o diabetes gestacional.


Mulheres que nunca tiveram alterações glicêmicas podem, durante a gravidez, desenvolver o chamado diabetes gestacional. Este quadro surge, em geral, na segunda metade da gestação e costuma estar associado ao ganho exagerado de peso. Embora possa ser um problema passageiro, localizado apenas na gravidez, algumas mulheres podem persistir com essa alteração depois do parto.


O dia 27 de junho é dedicado ao Dia Nacional do Diabetes. No aspecto da obstetrícia, o diabetes representa uma das principais complicações do período gestacional. Os principais fatores de risco são mulheres com sobrepeso ou obesidade, sedentárias, idade acima dos 35 anos, histórico de diabetes em parentes de primeiro grau, antecedente de síndrome dos ovários policísticos, história de gestações anteriores com fetos grandes, polidrâmnio (aumento do líquido amniótico), hipertensão arterial ou pré-eclâmpsia e eclâmpsia. Algumas medicações também podem causar o aumento da glicemia, como o uso de corticóide.


As medidas mais indicadas para evitar o diabetes gestacional são o controle de peso, a manutenção de uma atividade física (desde que orientada pelo obstetra responsável pelo pré-natal) e a atenção a sintomas como fadiga exagerada, aumento do volume urinário e sede em excesso. “É fundamental relatar a seu obstetra qualquer alteração desse tipo”, comenta Dr. Luiz Fernando Leite, gerente de Relacionamento Médico da Pro Matre Paulista.


Voltar

Prezado jornalista, entre em contato com a nossa assessoria de imprensa Máquina da Notícia. Os telefones são:

Anna Brom

Tel.: (11) 3147 7235

Cel.: (11) 97695 6489

Marina Bianchi

Tel.: (11) 3147 7398

Cel.: (11) 99997 0384

Michelle Rodrigues

Tel.: (11) 3147 7484

Cel.: (11) 98662 5219