Novidades

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Novembro

16/11/2010

ENTREVISTA - Curso de gestantes, a importância de estar bem preparada no período que antecede o parto

A gravidez é um momento de alterações físicas e emocionais em que o casal confronta o medo e as expectativas de se tornarem pais. Para diminuir um pouco dessa ansiedade, a Pro Matre Paulista criou o curso de gestantes para orientar mães e pais. Conversamos com Maria Augusta de Freitas, obstetriz e coordenadora do curso e diretora de Qualidade da Pro Matre Paulista sobre a importância de estar bem preparada com a chegada do bebê.


Pro Matre Paulista – Como o curso colabora na orientação e capacitação do casal?

Maria Augusta de Freitas – Há 50, 60 anos, as famílias eram grandes, e a gravidez e o parto faziam parte da vida das mulheres. Lidar com uma criança não era nada assustador, pois as mulheres estavam naturalmente preparadas para isso. Com o tempo, as famílias ficaram menores, a mulher começou a trabalhar e a dividir suas preocupações entre marido, filhos, profissão e lazer. Por isso hoje, a mulher ao saber que está grávida, sente muita alegria e realização, mas ao mesmo tempo, tem receio do que está por vir.

O curso é complementar ao pré-natal. É uma forma de resgatar a autoconfiança dessa mulher, que em alguns momentos, se acha incapaz de dar à luz e de criar um filho, ao transmitir a ela e ao seu marido uma informação concreta e segura, esclarecendo suas dúvidas com profissionais experientes e permitindo que compartilhem seus sentimentos com outros casais.


PMP – Quais são os profissionais que ministram o curso?

Maria Augusta – O curso é ministrado por profissionais que vivenciam todos os dias a rotina da maternidade. Há uma enfermeira especializada em neonatologia e amamentação, uma obstetriz, um pediatra, um anestesista e uma fisioterapeuta.


PMP – Quando a gestante deve fazer o curso?

Maria Augusta – Ela pode fazer em qualquer época da gestação, mas nós recomendamos que seja a partir do sexto mês, pois é nesse período que o parto e o retorno para casa começam a ser uma preocupação


PMP – Qual o conteúdo do curso? É só teoria ou também há exercícios práticos?

Maria Augusta – No curso informamos sobre os recursos da maternidade, desmistificamos o medo do parto, conversamos sobre as mudanças físicas na mulher e as alterações emocionais, tanto da mãe quanto do pai. Há também temas mais práticos como materiais que podem ser utilizados no cuidado com o bebê, melhor posição para amamentar, como dar banho, exercícios físicos, posturas corretas e relaxamento para a gestante. O nosso objetivo é orientar o casal sobre o comportamento durante o parto, sobre as dificuldades que enfrentarão no pós-parto e como resolvê-las, e ainda ressaltar a importância da união do casal depois do nascimento e do vínculo com o bebê.

Voltar