Novidades

Tamanho do Texto:

Novidades do mês de Maio

23/05/2011

Amamentar, a qualquer hora e em qualquer lugar

Oferecer o seio ao bebê é um dos grandes prazeres de ser mãe, além de trazer inúmeros benefícios à criança

O tema da amamentação foi destaque na mídia brasileira nos últimos dias, culminando com um ato de apoio ao aleitamento materno que reuniu cerca de 50 mães com seus bebês em um espaço cultural da Avenida Paulista, no dia 12 de maio. Independente da polêmica que levou ao chamado “mamaço” (em março, uma destas mães havia sido repreendida por oferecer o seio a seu filho no local), destaca-se a importância de amamentar, e os benefícios para o bebê e também para a mãe.

Entre eles: o leite materno já vem na temperatura ideal, esterilizado, é de fácil digestão e não dá trabalho para preparar; protege o bebê contra infecções porque contém os anticorpos da mãe; não tem risco de contaminação, pois vai direto da mama para a boca do bebê; desenvolve e fortalece a musculatura facial, favorecendo o desempenho das funções de sucção, mastigação, deglutição e fala; reforça o vínculo mãe-filho; diminui os riscos de alergias que podem ser causadas pela introdução prematura do leite de vaca, entre outros.

Além disso, do ponto de vista da mãe, o ato de amamentar contribui para diminuir as hemorragias pós-parto, devido à liberação do hormônio ocitocina, que ajuda a contrair o útero. Mães que amamentam também têm mais facilidade para voltar ao peso anterior à gravidez, tanto pela contração do útero quanto pelo gasto calórico do ato de amamentar.

A Pro Matre Paulista vai além de apoiar e estimular o aleitamento materno entre suas pacientes logo após o parto. “Os benefícios da amamentação já são amplamente conhecidos. No entanto, a fase de adaptação a este novo momento pode gerar insegurança e muitas dúvidas assim que a família deixa a maternidade”, comenta a obstetriz Maria Augusta de Freitas, coordenadora de Qualidade da Pro Matre Paulista.

Para ajudar as novas famílias a superar estas dificuldades iniciais, a maternidade disponibiliza um serviço pós-alta: o Pro Amamentação. Uma equipe de enfermeiras especialmente treinada recebe, orienta e acompanha a mãe nesta nova fase, esclarecendo dúvidas sobre o tema: como ajudar o bebê a mamar corretamente, qual a posição ideal, quanto tempo deve mamar; como saber se está mamando o suficiente, como evitar fissuras nos mamilos, qual é a alimentação ideal para a mulher que amamenta, além de mitos e verdades sobre o aleitamento materno. O serviço atende tanto as mães que já tiveram seus bebês quanto gestantes que pretendem se preparar para amamentar.

Voltar