Navegação de Posts

*/ ?>

É verdade que engravidar depois dos 40 anos é mais fácil se você já tem filhos?

Algumas pessoas dizem, sem fundamento científico, que engravidar depois dos 40 anos é mais fácil para pessoas que já tiveram filhos. Isso é um mito. Depois dos 35 anos, qualquer gestação torna-se mais difícil e arriscada. Nessa idade, a fertilidade diminui, pois a mulher já não tem a mesma quantidade e qualidade de óvulos que tinha na juventude.

O organismo feminino já nasce com todas as células que se diferenciarão em óvulos durante a vida. Elas podem sofrer mutações e recombinações gênicas ao longo do tempo, quando passam por essa transformação.  Uma pessoa mais velha tem maior chance de produzir óvulos defeituosos do que uma mais nova. É por esse motivo que algumas doenças genéticas, como a Síndrome de Down, são mais recorrentes em bebês de mães com mais de 40 anos.

Uma mulher que já teve filhos passará por esse mesmo processo de envelhecimento. Na hora de engravidar, a única diferença entre elas e as que não tiveram filhos é que as primeiras provavelmente já sabem que não têm um problema fertilidade capaz de impedir uma nova gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *