Navegação de Posts

*/ ?>

É verdade que bebês podem ter alergia ao leite materno?

A sentença é parcialmente verdadeira. O que de fato acontece é que a reação alérgica é causada pela ingestão de uma proteína encontrada no leite da vaca. Esse nutriente é transmitido ao leite materno, provocando as alergias no bebê. De 2 a 5% das crianças são afetadas por essa doença.

Com o passar do tempo, o sistema imunológico do bebê acaba desenvolvendo tolerância a essa proteína: no primeiro ano, 50% das crianças já não apresentam mais a alergia; no segundo, esse número é de 75% e no terceiro, de 90%. Os pequenos que continuam alérgicos após os 3 anos têm a tendência de continuar com essa reação por ainda mais tempo.

A predisposição genética e a introdução precoce de alimentos alergênicos (leite e ovos) sem que o sistema digestivo do bebê esteja preparado para digeri-los são as principais causas dessa doença. É importante ressaltar que a alergia ao leite de vaca é diferente da intolerância à lactose, que é causada pela não produção de uma enzima do intestino responsável por digerir essa substância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *