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É impossível voltar à forma depois do parto: mito ou verdade?

Isso é um mito. “Tudo começa no pré-natal, procurando manter uma alimentação equilibrada e uma atividade física constante, desde que não estejamos diante de uma gravidez de risco”, explica Dr. Mauro Grynszpan, obstetra da Pro Matre Paulista. A mulher que já pratica exercícios antes de engravidar pode manter a atividade durante a gestação, observando alguns cuidados. “Evitar exercícios localizados na região do abdome e modalidades de alta intensidade ou de impacto, como vôlei, basquete, corrida de velocidade, entre outros”, acrescenta o médico. “Caminhadas ao ar livre, esteira, hidroginástica, musculação leve para membros superiores e inferiores não só estão liberados como são recomendáveis”, lembra Dr. Mauro.

Na verdade, a mulher habituada a se exercitar deve manter esse hábito ao longo da gravidez, ou corre o risco de engordar mais do que deveria, já que seu organismo está acostumado a esse gasto calórico. Se parar a atividade física e aumentar a ingestão de alimentos, como ocorre naturalmente na gravidez, é peso extra na certa. O cálculo do ganho de peso ideal na gestação é dado pela seguinte fórmula: 6 quilos + 5% do peso da mulher antes de engravidar.

Outra medida interessante para assegurar a boa forma após a gestação é valer-se dos recursos de estética recomendados para grávidas, como drenagem linfática, que ajuda a reduzir o inchaço, e o uso de meias de compressão, evitando o surgimento de varizes. “No caso da drenagem, restringir os movimentos às costas e pernas, não fazendo na barriga.”

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