Navegação de Posts

*/ ?>

A escola: as dúvidas são normais e surgirão com frequência

Na série “A ida à escola”, estamos vendo as dúvidas e as apreensões das mamães e papais sobre a ida dos filhos à escola e como lidar com essa nova fase. O conteúdo original desta série foi publicado no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.

Claro que toda nova fase na vida dos filhos traz dúvidas aos pais.

Uma delas refere-se às crianças que devem ficar na escola em tempo integral, geralmente com os temores que se sucedem. Primeiro, a dúvida: a criança vai se adaptar a ficar tanto tempo na escola? Depois, a insegurança: ele vai ficar tão acostumado com a escola, com os colegas e professores que vai se desinteressar da própria casa e da família?

A psicóloga Salete Arouca tranquiliza os pais inquietos. “As crianças têm toda condição de se adaptar a um período longo fora de casa. O importante é que os pais preparem os pequenos, adaptando-os à nova rotina, começando com ‘doses homeopáticas’, ou seja, deixando a criança na escola cada dia por um período maior”, explica a psicóloga.

A outra dúvida também se dissipa no ar. “A criança que fica na escola em período integral não vai ficar mais distantes dos pais. O importante é a qualidade de amor e atenção que os pais darão aos filhos quando chegarem em casa”, orienta Salete. Outro fator importante é manter algumas rotinas exclusivas para os pais com seus bebês, especialmente o momento do banho, pois esse contato e afeto são muito importantes para a criança.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *