Navegação de Posts

*/ ?>

A escola: chega a hora de ir

Na série “A ida à escola”, vimos como os pais devem se comportar em relação à ida dos filhos para a escolinha, e como as coisas funcionam nesta nova fase. As informações e o conteúdo original desta série foram publicados no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.

No momento de escolher a escola, o ideal é visitar locais com indicação de conhecidos e não se limitar a apenas um estabelecimento, para poder conhecer e comparar vantagens e desvantagens. Além de considerar aspectos como espaço físico, organização, limpeza e segurança, também é importante averiguar a rotina da escola, como são feitos os cuidados com as crianças, principalmente no caso de bebês, além da competência e da formação dos educadores.

Na hora H, de se despedir da criança e deixá-la conhecer este mundo novo, os pais precisam estar preparados para enfrentar um velho fantasma da porta das escolas – o choro. “O choro nos primeiros dias é normal, pois são situações novas, e tudo que é novo pode se tornar ameaçador e trazer medo e insegurança. E isso vale também para os pais”, lembra a psicóloga Salete Arouca. Aos poucos, no entanto, a adaptação vai se consolidando, até que a nova rotina seja aprendida por todos e comece a gerar benefícios. E lembre-se: você sabe que há um mundo inteiro lá fora, seu filho precisa descobri-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *