Inalação: a desobstrução do nariz

A inalação é uma técnica essencial contra as infecções das vias aéreas. Na série desta semana, estamos descobrindo como driblar as dificuldades e conhecer os benefícios da técnica. As informações e o conteúdo original desta série foram publicados no Anuário Caras do Bebê, produzido por profissionais da Pro Matre Paulista.

Ontem, vimos os principais problemas que podem ser tratados com inalação: espirros, tosses, dificuldade de respirar pelo nariz e, em alguns casos mais severos, como asma e bronquite aguda, os desagradáveis broncoespasmos, que fazem a criança “chiar” quando respira.

O recurso da inalação continua sendo um importante aliado no tratamento desses quadros. Segundo a médica Débora Manzione Passos, a inalação com soro fisiológico promove a fluidificação da secreção, desobstruindo o nariz e permitindo uma respiração mais confortável. Nos casos mais severos, como asma e bronquite, apenas o soro não é suficiente, sendo prescrito o uso de broncodilatadores. “Esses medicamentos são específicos para as vias aéreas inferiores – bronquíolos e alvéolos – que são responsáveis pela troca gasosa e oxigenação do sangue, e só podem ser usados sob orientação médica.”, explica a neonatologista Débora Manzione Passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *