Mulher que está amamentando não pode comer chocolate: mito ou verdade?

Pequenas porções de chocolate não atrapalham a amamentação

Mito. É muito difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Durante a gestação e a amamentação, é preciso tomar cuidado ao ingerir esse alimento. Na primeira fase, a maior preocupação é com o ganho de peso da gestante, que pode trazer complicações graves como o diabetes gestacional.

Na amamentação, o problema de comer chocolates é que algumas substâncias podem passar para o leite materno. “Você pode comer desde que seja uma quantidade pequena e não uma barra inteira de chocolate. Tem casos muito extremos em que o bebê tem alergia ao leite materno depois que a mãe comeu chocolate”, explica Lucina Costa, nutricionista da Pro Matre Paulista.

Segundo a especialista, durante a fase de amamentação, é preciso tirar da alimentação da gestante todos aqueles alimentos que podem causar alergias ao bebê. O leite materno é muito sensível a qualquer alimento. “Tem dois alimentos que alteram o sabor do leite materno, se consumidos em grandes quantidades: o hortelã e o alho. A criança pode até estranhar o leite”, exemplifica.

O chocolate só pode ser inserido na alimentação da criança depois do primeiro ano. “Acredita-se que o primeiro ano é a época de maior atenção em relação a alimentação. Depois disso, a criança começa a ficar mais seletiva. Aos três anos, ela já consegue escolher o que quer comer”, esclarece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *