Gestante não pode aproveitar o Carnaval: mito ou verdade?

Mito. Chegou um dos feriados mais esperados do ano. E, junto com a festa, surgem as dúvidas. Gestante pode brincar o Carnaval? E viajar? O blog da Pro Matre Paulista responde.

Gestante pode desfilar no carnaval?

Segundo Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra da Pro Matre Paulista, cuidados simples podem garantir o bem estar das grávidas, sem deixar de lado o lazer e a diversão.  Por isso, até o sétimo mês de gestação, a grávida pode desfilar, desde que a gravidez não seja de risco. Dicas: usar salto baixo e ter atenção especial com a hidratação. Atenção especial deve ser dada às bebidas nesta época. Nada de bebidas mistas à base de energéticos. O ideal é consumir água mineral, sucos naturais e água de coco.

Grávida pode ir ao parque aquático?

Não há nenhuma objeção em relação à ida da gestante ao parque aquático  desde que a gestação não seja de risco. Uma dica é optar pelas piscinas comuns ou com ondas, evitar tobogãs e não se esquecer do protetor solar. Segundo Dr. Leite, um ponto importante nesses momentos é a exposição ao sol. O ideal é utilizar protetor solar acima do fator 30 na região do rosto e no abdômen, a cada duas horas, para evitar o aparecimento de manchas. Também não se deve esquecer de ingerir de dois a três litros de água por dia.

Gestante pode viajar de avião ou fazer longas viagens de carro?

Longas viagens são contra-indicadas a gestantes por conta do desconforto que este período proporciona, especialmente nos últimos meses de gravidez. Entretanto, se a mulher se sentir bem, não há problema em viajar de avião até o sexto mês. Dicas: usar meia elástica para evitar problemas circulatórios, como trombose e inchaço de membros inferiores. Consumir bastante líquido e caminhar a bordo. De carro, as viagens geralmente são permitidas até o sétimo mês de gestação. Uma dica é viajar no banco dianteiro com o cinto de segurança de três pontos, fazer paradas a cada duas horas para caminhar e ir ao banheiro. O uso de  meia elástica também pode ajudar no conforto da viagem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *