Gripes e Resfriados – Quais os riscos para Gestantes?

Com o clima do outono e inverno aumenta a exposição das gestantes a vírus causadores de gripes e resfriados. Por isso, nossa infectologista, Dra. Rosana Richtmann responde a algumas dúvidas frequentes sobre o tema.

“As gestantes possuem um maior risco de apresentar quadro mais grave relacionado ao vírus influenza, vírus da gripe. A gripe, diferente do resfriado comum, costuma começar com febre de início abrupto, elevada, acompanhada de dor no corpo e dor de cabeça”, explica. “Nas gestantes, pode levar a um comprometimento respiratório, sendo por vezes necessária internação hospitalar. A gestante com infecção pelo vírus influenza ainda pode apresentar trabalho de parto antes do previsto e consequente parto prematuro,” alerta a médica.

Para o tratamento, Dra. Rosana recomenda: “o vírus influenza deverá ser diagnosticado e felizmente temos um antiviral específico e eficaz contra este vírus. O importante é fazer o diagnóstico precoce, pois a eficácia do tratamento é maior se iniciado em até 48 horas do início do quadro clínico.”

E a vacina contra a gripe, a gestante pode tomar? “A gestante pode e deve receber a vacina contra a gripe, em qualquer fase da gestação, com dupla finalidade: proteção própria contra quadros graves; proteção do futuro bebê, por passagem transplacentária de anticorpos para o feto, e assim, protegendo-o nos seus primeiros meses de vida,” diz a especialista, que adverte: “vale lembrar que os bebês só podem receber a vacina contra gripe, a partir de seis meses de vida. Assim, você gestante, seja consciente e vacine-se contra a gripe!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *