Festas Juninas: O Que as Gestantes Podem Comer?

Chegou a época do ano das quermesses, arraiais, das festas de São João, de muita quadrilha, dança, música, alegria e guloseimas deliciosas!

As gestantes precisam ficar de fora da festa? Claro que não! Mas devem se lembrar que tudo o que fazem pode afetar o bebê.

Por isso, buscamos orientações com Luciana da Costa, nutricionista da Pro Matre Paulista.

Existem comidas típicas que devem ser evitadas por mulheres grávidas? Luciana responde que os alimentos servidos nas festas juninas podem ser consumidos sem distinção (canjica, pinhão, milho, maçã do amor, pipoca, arroz doce, cuscuz). “Deve-se tomar cuidado apenas com as bebidas típicas (quentão e vinho quente),” alerta, já que possuem álcool.

Portanto, não há restrições com relação aos alimentos. Mas, existe algum risco no caso da gestante exagerar no consumo das delícias? 

“Apesar de todos os alimentos serem liberados, o consumo com moderação é sempre indicado,” recomenda a nutricionista, “principalmente em relação aos doces.”

“O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso excessivo, doenças metabólicas e consequente parto prematuro,” afirma a especialista.

Então, não se preocupe. Festas Juninas estão liberadas! Divirta-se, evite as bebidas alcoólicas e coma, mas sem exageros.

2 ideias sobre “Festas Juninas: O Que as Gestantes Podem Comer?

  1. Muito bom este artigo, gostei bastante e recomendo a quem queira aprender um pouco mais sobre oque devemos e oque não devemos fazer ou até mesmo comer neste período que que nós, futuras mamães ficamos um pouco mais ansiosas e até mesmo gulosas e tendemos a comer mais e um pouco de tudo não se dando conta de que ás vezes o que comemos nem sempre é tão saudável assim para nossa gestação.
    lhe parabenizo pela iniciativa em preocupar-se com algo que as vezes possa poder passar até despercebido por muitos homens e mulheres que muitas vezes abusam nas datas comemorativas e consequentemente nas guloseimas das festividades.
    Mais uma vez Parabéns pela abordagem do título da matéria e Obrigado pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *