Navegação de Posts

*/ ?>

Quais Cuidados Devemos ter com os Bebês Durante o Inverno?

Se os adultos sofrem com o inverno e estão mais predispostos a doenças respiratórias, imagine recém-nascidos que ainda não possuem um sistema imunológico maduro, e por isso estão mais suscetíveis a infecções.

Os cuidados com eles devem ser redobrados e o Dr. André Dutra, pediatra da Pro Matre Paulista dá orientações e recomendações para os pais.

  • Meu bebê ainda não tomou todas as vacinas, quais os cuidados que devo ter com ele?

As vacinas são substâncias produzidas para proteger os indivíduos contra doenças específicas. Portanto, até receber o esquema completo de determinada vacina, o indivíduo está suscetível a contrair aquela doença. Acontece que as pessoas associam o fato de a criança ter recebido as primeiras doses de vacina com um menor risco de adoecer, o que não é verdade. O raciocínio poderia ser empregado apenas para a doença vacinal. Mas quanto às demais exposições o risco ainda existe. Dessa forma, devemos entender um recém-nascido e um lactente como um indivíduo imunossuprimido, com maior risco de adoecimento. Portanto, evitar a exposição excessiva é uma forma de protegê-los.

  • Preciso agasalhar muito o recém-nascido mesmo dentro de casa?

Não. Agasalhar não irá proteger o recém-nascido de adoecer. Deve-se escolher a quantidade de roupa dependendo da temperatura ambiental. Para isso, devemos lembrar que o recém-nascido perde mais calor que os adultos e, portanto, necessita de mais peças de roupa.

  • Meu bebê recém-nascido pode tomar vacina para gripe?

Não. A vacina da gripe está liberada apenas para maiores de seis meses de idade. Uma forma de proteger o recém-nascido do vírus influenza é vacinar os cuidadores, os pais, as pessoas com contato diário com o bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *