Cheguei às 30 semanas de gestação. E agora?

As 30 semanas de gestação indicam que a mãe já está na reta final para o nascimento do bebê. O que ocorre com o corpo da mulher nesta fase? Como está o bebê? Quais os preparativos que a mãe deve fazer nesta etapa?

Quem responde a estas e outras dúvidas comuns das gestantes é o obstetra Dr. Alberto D’Auria, da Pro Matre Paulista.

“Com 30 semanas de gestação podemos falar em sete meses, um feto com 35 cm, já em fase final de formação”, descreve o médico.

“Os pulmões do bebê ainda são imaturos, mas seus movimentos são mais vigorosos, pois sua musculatura já tem força para chute e alongamentos dos membros superiores e inferiores”, explica.

O especialista também explica quais os exames feitos neste período. “Fazemos um último ultrassom, com dopplerfluxometria colorida. A partir de 35 semanas vamos fazer a cultura da secreção vaginal e no ânus da gestante para estreptococos. Algumas mulheres têm essa bactéria como flora ativa dessa região e portanto serão submetidas a antibióticos no momento do parto, protegendo o bebê”.

Quanto aos preparativos, Dr. D’Auria orienta que, com 30 semanas o “ninho” em casa já deve estar pronto. Todo o planejamento para o nascimento do bebê já deve estar feito nesta fase. “Já estamos olhando para o momento do parto”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *