Navegação de Posts

*/ ?>

Gripe

Previna-se contra o vírus da gripe: vacinação é método efetivo para evitar transmissões da doença, protegendo mãe e bebê

Febre, dores musculares, tosse, congestão nasal, coriza e fadiga são alguns dos sintomas mais comuns da gripe, uma infecção viral que se espalha facilmente. A transmissão do vírus acontece, principalmente, por gotículas respiratórias no ar, contato com a pele e com objetos contaminados, e saliva. Sua duração é, em média, de sete a dez dias, e pode ser tratada por meio de repouso e hidratação, permitindo que os anticorpos combatam a doença.

Alterações hormonais comuns da gravidez podem comprometer essa resposta das mães, deixando-as mais suscetíveis a complicações respiratórias, pneumonia e até parto prematuro. A vacina é a principal forma de prevenção contra gripe e, por isso, elas integram o grupo prioritário para imunização, devendo toma-la independentemente da idade gestacional.

É importante lembrar que ela protege não só a mulher, mas também o bebê, uma vez que os anticorpos atravessam a placenta, imunizando-o contra o vírus e, consequentemente, reduzindo a chance de infecção durante seus seis primeiros meses. Essa ação é fundamental, já que o a defesa do organismo no recém-nascido ainda é frágil, potencializando os quadros gripais. Além disso, doenças virais podem comprometer o amadurecimento de seu sistema imunológico e elevar o risco de desenvolvimento de problemas respiratórios, como a asma.

Vacinando toda a família

Mesmo quando a mãe imuniza-se e, assim, fortalece a defesa do filho, é importante que todos aqueles envolvidos no cuidado dele também estejam com a vacinação em dia. Isso porquê se esse grupo não está protegido contra infecções, a chance de transmissões do vírus ao bebê permanece alta. Esse é o chamado “efeito rebanho”, que consiste na proteção coletiva afim de preservar a saúde do mais frágil.
Nós, da Pro Matre Paulista, acreditamos que vacinar-se é um ato de amor de toda a família, capaz de zelar pelo bem-estar e pleno desenvolvimento do bebê. Conheça nosso Centro de Imunização:

Unidades de atendimento
Unidade Paraíso:
Rua Cincinato Braga, 37, 2º andar, São Paulo – SP
Tels: (11) 3284-8824 e (11) 3287-5000

Unidade Ibirapuera:
Av. República do Líbano, 900, São Paulo, SP
Tels: (11) 3887-6950 e (11) 3052-5031
Mais informações: http://www.vacinapromatre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *