conheça a pro matre

Tamanho do Texto:

Hora Dourada


Retaguarda hospitalar: certeza de cuidado seguro e excelência para nossos pacientes


Com mais de 80 anos de tradição, nós da Maternidade Pro Matre Paulista sentimos orgulho de ter contribuído para o nascimento de várias gerações. Nossa missão na área da saúde, porém, vai muito além da assistência segura às parturientes e aos bebês que nascem conosco. Somos uma das principais referências do país em gestação de alto risco e contamos com um grupo assistencial multidisciplinar que garante cuidado adequado para as mais variadas condições que podem complicar o ciclo gravídico-puerperal. Temos, também, uma estrutura completa para o atendimento de urgência e emergência, por meio da nossa equipe de médicos especialistas que compõem uma retaguarda hospitalar de excelência.

Mas, afinal, o que é retaguarda hospitalar?

Retaguarda hospitalar é a disponibilização de toda nossa infraestrutura física, tecnológica e assistencial. Ela inclui equipes médicas clínico-cirúrgicas e multiprofissionais especializadas, equipamentos médicos de ponta, protocolos de atendimento baseados nas melhores evidências científicas e uma UTI adulto moderna e preparada para garantir segurança às nossas pacientes.

Entre outras especialidades que integram nossa retaguarda hospitalar, destacam-se:

• Ginecologia cirúrgica.

• Medicina fetal.

• Cirurgia geral e do aparelho digestivo.

• Cirurgia vascular e endovascular.

• Neurocirurgia.

• Cirurgia pediátrica.

• Endocrinologia.

• Infectologia.

• Otorrinolaringologia.

• Urologia.

• Cardiologia.

• Genética.

• Oftalmologia.

A retaguarda hospitalar também tem à disposição todo o apoio diagnóstico dos exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Para os casos de cirurgias de urgência, contamos com equipe de videolaparoscopia experiente e disponível, provendo o cuidado e as vantagens das cirurgias minimamente invasivas. O espaço criado no centro cirúrgico com nossas amplas salas cirúrgicas inteligentes, concebidas para unir a tecnologia de última geração e permitir conforto às equipes, permite realizar procedimentos de altíssima complexidade com resultados de excelência.

Nos casos de gestações que requerem cuidados dentro da maternidade, quando internações mais duradouras são necessárias, contamos com a estrutura da nossa Unidade de Terapia Semi-Intensiva, na qual equipes multiprofissionais ficam à disposição 24 horas por dia, acompanhando, monitorando e muitas vezes dividindo opiniões e experiências com os médicos pré-natalistas que trazem suas pacientes para tratamentos de:

• Diabetes gestacional.

• Hipertensão na gestação/pressão alta na gestação (pré-eclâmpsia).

• Placenta prévia (quando a placenta se aproxima ou recobre a abertura do orifício interno do colo do útero).

• Bolsa rota (rompimento da bolsa).

• Trabalho de parto prematuro.

• Trombofilia (predisposição para desenvolver trombose).

• Doenças da tireoide.

• Restrição de crescimento intrauterino.

Caso sejam necessários tratamentos ainda mais complexos, contamos também com Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Neonatal, que possuem todos os recursos para garantir o máximo de segurança para os nossos grandes e pequenos pacientes.

Foco na humanização

Para nós, um atendimento só pode ser considerado de excelência quando ele é feito com respeito e empatia. Por isso, estabelecemos como prática diária dos nossos profissionais e colaboradores externos a preocupação com você, que é nossa paciente, e com todos os seus acompanhantes.

Acreditamos também que você deve ser protagonista do cuidado a ser recebido aqui, opinando e tomando decisões em conjunto com nossa equipe médica sobre qual tipo de parto, anestesia e procedimento cirúrgico deseja/precisa realizar. Tudo, claro, respeitando sempre todas as normas de segurança, garantidoras do seu bem-estar e saúde.

Como parte dessa nossa proposta de acolhimento, incentivamos ainda a presença dos seus familiares e amigos durante sua estadia com a gente.

Caso a chegada de um novo membro da família não saia como planejado e a mãe ou o bebê precisem ir para a UTI, prestamos todo o suporte para que a amamentação não seja prejudicada. Afinal, nesse momento, ela é uma das maiores prioridades da mãe – e nossa também! Oferecemos à paciente estratégias adequadas para estimular o aleitamento materno, garantindo o acesso do bebê ao melhor alimento do mundo e criando o incrível vínculo mãe-bebê.

Por isso, aqui na Pro Matre, sempre que há condições clínicas, permitimos que o bebê vá até nossas pacientes. Nossa equipe leva-o até a mãe, para que o aleitamento materno e o contato pele a pele possam acontecer. Como somos especializados na saúde obstétrica e neonatal, incluindo gestações complexas, compreendemos a importância desse cuidado humanizado, definitivamente influenciador do desenvolvimento da criança. Tudo ocorre com privacidade e segurança.

Diante desse foco cada dia mais humanizado e personalizado, temos nos tornado referência também quando o assunto é segurança no cuidado. A taxa de infecção hospitalar observada em nossa instituição em 2018 foi de 0,3%, enquanto a média nacional, segundo o Ministério da Saúde, foi de 14% do total de internações no país. Já a taxa de mortalidade materna média em nossa instituição é de 4 para cada 100 mil nascidos vivos. Esse número é aproximadamente 16 vezes menor que a média brasileira e comparável ao de países de primeiro mundo, como a Suécia.

Nossa preocupação com a sua segurança e seu bem-estar estará sempre em primeiro lugar. Conheça outros diferenciais da nossa instituição.