conheça a pro matre

Tamanho do Texto:

UTI Adulto

UTI Adulto: Mais segurança para você na gravidez e no pós-parto

A vida é feita de muitas escolhas. Poder contar com a Maternidade Pro Matre Paulista com certeza será uma das principais decisões que você tomará. Aqui, tudo o que fazemos gira exclusivamente em torno da saúde das mulheres e dos bebês. Toda nossa estrutura foi especialmente pensada e construída com esse objetivo. Estamos preparados para os partos mais simples, mas também para acolhê-la e oferecer o melhor diagnóstico e tratamento em situações complexas. Caso você precise de cuidados adicionais, contamos com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto que é referência internacional em questões relacionados à gravidez e ao período pósparto.

A dinâmica moderna tem alterado o perfil da maternidade no Brasil. Engravidar com mais de 35 anos passou a ser algo comum. Mas é preciso entender que isso acrescenta alguns riscos a essa jornada. Doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos podem se manifestar na mulher durante a gestação. Contar com um atendimento altamente especializado é mais uma grande segurança para as famílias que escolhem a Pro Matre Paulista.

Nossa UTI Adulto foi totalmente reformulada e ampliada há poucos anos e passou a ocupar um novo espaço no térreo do edifício, bem ao lado do Pronto Atendimento. Essa proximidade entre os dois serviços foi planejada para que mulheres com riscos de saúde recebessem um encaminhamento ainda mais rápido.

UTI é sinônimo de cuidado intensivo

Quem entra pela primeira vez em uma UTI pode estranhar a grande quantidade de equipamentos existentes. Mas você verá também que há sempre um grande entra e sai de profissionais de saúde – e isso é muito bom. Na UTI, as pacientes recebem assistência constante, com a presença de profissionais especializados. Afinal, mais do que um conjunto de equipamentos, a UTI é um espaço que tem por objetivo cuidar de você de maneira muito mais próxima. Graça a ela, nossas pacientes conseguem passar por situações que poderiam ser muito mais graves caso não contassem com esse tipo de serviço e infraestrutura.

Estar em uma UTI significa contar com tratamentos intensivos e de alta complexidade, monitorização constante e equipe multiprofissional preparada. Para as gestantes, cujo organismo passa por muitas transformações, podem ser necessários alguns cuidados especiais cardiológicos, respiratórios, renais e gastrointestinais. Por isso a importância das mulheres grávidas procurarem sempre por um serviço especializado em obstetrícia, no qual as equipes e as infraestruturas hospitalares estão mais habilitadas a identificar e tratar essas intercorrências, protegendo a saúde da mãe e do bebê.

A estrutura da nossa UTI Adulto segue os mais modernos conceitos de terapia intensiva. Os leitos de internação são isolados em boxes, que oferecem maior privacidade para pacientes e visitantes, e contam com respiradores mecânicos, monitores e demais equipamentos de última geração.

Entre as principais ocorrências tratadas na UTI Adulto estão:

• Pressão alta específica da gestação (pré-eclâmpsia complicada).
• Hemorragia da gestação, hemorragia no parto.
• Sepse.
• Abdômen agudo cirúrgico: apendicite, colecistite, hérnia interna por cirurgia bariátrica anterior.
• Cetoacidose diabética.
• Hiperestímulo ovariano.

Para todos esses problemas, contamos com protocolos específicos e atualizados que garantem mais segurança e eficácia no tratamento das pacientes.

Uma equipe integrada garante um olhar individualizado

Além de especializadas em obstetrícia e ginecologia, nossas equipes médicas e de enfermagem que atendem na UTI Adulto são fixas. Ou seja, os mesmos profissionais dedicam-se diariamente aos cuidados, o que ajuda a ampliar a sinergia de trabalho em equipe. E, claro, faz com que você e seus familiares se sintam mais seguros e apoiados por todos.

Além de médicos intensivistas, integram nossa equipe de atendimento da UTI Adulto:

• Obstetras.
• Ginecologistas.
• Cardiologistas.
• Hematologistas.
• Infectologistas.
• Anestesistas.
• Nefrologistas.
• Gastroenterologistas.
• Oncologistas.
• Urologistas.
• Neurologistas.
• Otorrinolaringologistas.
• Fisioterapeutas.
• Nutricionistas.
• Farmacêuticos.

Esses e outros especialistas são chamados sempre que há a necessidade de algum tipo de cuidado personalizado. Para pacientes e familiares que necessitam de atenção psicológica, também oferecemos esse tipo de assistência.

Graças à grande interação entre as equipes da Pro Matre, as pacientes internadas na UTI que estão amamentando podem receber seus bebês para alimentá-los com segurança. Em toda a instituição, mesmo atendendo muitos casos graves, cerca de 90% das mães vão para casa amamentando seus bebês.

Nossos profissionais também estarão sempre agindo de maneira integrada com o seu obstetra e com o pediatra do bebê, para garantir que as orientações de tratamento sejam seguidas de ponta a ponta de maneira única.

Durante a gravidez, você também terá à disposição, se necessário, nossa Unidade de Terapia Semi-Intensiva. Com nosso conhecimento e infraestrutura, e com um olhar mais especializado para mãe e para o bebê, conseguimos adiar o parto para evitar (ou pelo menos adiar) o nascimento prematuro extremo. Todos os esforços valem a pena: cada dia de gestação a mais, evitando o parto precoce, significa em média três dias a menos do bebê na UTI Neonatal. Ou seja, essa é uma estratégia que garante não só o melhor para a mãe, mas também para o bebê.

Atenção individualizada para você

Nossa UTI Adulto conta com cinco leitos de internação, a maioria deles geralmente é ocupado por gestantes. Como não somos um hospital geral, não há risco de contágio por outros tipos de doenças. Esse tipo de segmentação no atendimento tem possibilitado, além de mais conhecimento da equipe médica e de enfermagem, a manutenção de indicadores de excelência. Em 2018, a unidade não teve nenhum caso de infecção hospitalar.

A prioridade para a qualidade e segurança dos seus pacientes fez com que fôssemos a primeira instituição brasileira a receber o Prêmio Latino-Americano de Excelência e Inovação na Higiene das Mãos (LAHHEA), disputado por mais de 85 hospitais de toda a América Latina em 2014. Contamos também com as seguintes certificações e reconhecimentos internacionais:

Health Information and Management Systems Society (HIMSS Analytics) nível 6 – Acreditação que avaliou o pioneirismo e a excelência da Pro Matre em desenvolvimento tecnológico na prestação de serviços em saúde.
Joint Commission International (JCI) – Uma das certificações hospitalares mais importantes do mundo na área de segurança e qualidade de atendimento.
QUATI (Qualidade de Terapia Intensiva) – Certificado que atesta a existência de um ambiente seguro. Nossa taxa de infecção hospitalar é de apenas 0,3%, enquanto a médica nacional é de 2,8%.

Além de oferecer todo o cuidado às gestantes, nossa UTI Adulto atende mulheres que não estão grávidas, mas que necessitam de cuidados de saúde intensivos, como aquelas que passaram por cirurgia.

Informações aos visitantes

Horário de visita – UTI Adulto
Todos os dias, das 14h às 15h, e das 20h às 21h.
São permitidas as presenças de no máximo três visitantes por período.

Endereço
Rua São Carlos do Pinhal, 139.
Telefone:
(11) 3269-2233