É verdade que o diabetes gestacional pode aparecer em qualquer grávida?

Sim. O diabetes gestacional pode estar relacionado a um quadro anterior à gravidez, como o histórico familiar e obesidade. No entanto, isso não é pré-requisito para que isso aconteça. Qualquer mulher pode ter essa complicação, principalmente, em uma gestação tardia. No último post da série “Gravidez tardia”, Dr. Felipe Favorette Campanharo, clínico da Pro Matre Paulista, explica por que o diabetes gestacional é tão grave nas mulheres mais velhas.

“Muitas mulheres desenvolvem o diabetes durante a gravidez pela ação de hormônios, produzidos apenas durante a gestação, que interferem na ação da insulina”, esclarece. Depois de meses após o parto, o quadro de diabetes tende a desaparecer na maioria as mulheres.

Graças aos avanços da Obstetrícia, é possível encontrar um número cada vez maior de mulheres grávida e saudáveis com idades superiores a 35 anos. “Hoje, graças a serviços como as unidades de terapia semi-intensiva, as complicações da gravidez são monitoradas e, seus sintomas, tratados, possibilitando que a mulher mantenha a gestação pelo maior tempo possível, evitando partos prematuros e tornando viável o nascimento de seus bebês”, exemplifica Dr. Felipe.

Para que isso aconteça, é preciso que a mulher faça um rigoroso planejamento da gestação com o seu médico. A manutenção do peso, por exemplo, resguarda a mulher de uma série de riscos. Um pré-natal cuidadoso  é fundamental para ajudar as gestantes acima dos 35 anos.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content