Gestantes devem evitar longas viagens: mito ou verdade?

Se for viajar de carro, o ideal é sentar-se no banco dianteiro, afivelando o cinto de três pontos

Verdade. Longas viagens são contra-indicadas a gestantes por conta do desconforto que este período proporciona, especialmente nos últimos meses de gravidez. Entretanto, se a mulher se sentir bem, não há problema em viajar de avião até o sexto mês. É importante usar meia elástica para evitar problemas circulatórios, como trombose e inchaço de membros inferiores, além de consumir bastante líquido e caminhar a bordo.

De carro, as viagens geralmente são permitidas até o sétimo mês de gestação. Procure viajar no banco dianteiro com o cinto de segurança de três pontos, fazer paradas a cada duas horas para caminhar e ir ao banheiro. O uso de  meia elástica também pode ajudar no conforto da viagem e evitar problemas.

Nesse período de Verão, a opção de lazer podem ser os parques aquáticos. Não há nenhuma objeção em relação à ida da gestante a esses locais,  desde que a gestação não seja de risco. Uma dica é optar pelas piscinas comuns ou com ondas, evitar tobogãs e não se esquecer do protetor solar.

Segundo Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra da Pro Matre Paulista, um ponto importante nesses momentos é a exposição ao sol. O ideal é utilizar protetor solar acima do fator 30 na região do rosto e no abdômen, a cada duas horas, para evitar o aparecimento de manchas. Também não se esqueça de ingerir de dois a três litros de água por dia.

 

 

 

 


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content