O que é?

A endometriose é o crescimento do endométrio (tecido que reveste internamente o útero) em outras partes do corpo. Em 90% dos casos, ela ocorre na região pélvica: ovários, útero, trompas, bexiga e a porção final do intestino grosso.

Continuar lendo

Sintomas

Os principais sintomas são alterações hormonais, cansaço que pode provocar melancolia, cólica intensa, fadiga crônica, inchaço abdominal durante o período menstrual, dores nas relações sexuais, mudança nos padrões urinários ou intestinais relacionados ao ciclo menstrual, dor ao urinar e defecar, constipação e dificuldade para engravidar.

Mas, enquanto as mulheres estão grávidas ou amamentando, os sintomas não se fazem presentes por causa da ausência dos hormônios do ciclo menstrual,  que são responsáveis pelas dores. Antigamente, como as mulheres passavam boa parte de sua vida reprodutiva grávidas ou amamentando, não sofriam tanto com a doença. Hoje, os sintomas estão mais claros ao longo de boa parte da vida reprodutiva.

Causas

Apesar de ser a doença mais antiga da humanidade, com relatos em 1850 a.C, até hoje não se sabe a causa. No entanto, sabemos que a endometriose é de 7 a 10 vezes mais comum em mulheres cujas mães têm ou tiveram a doença.

Diagnóstico

Um dos principais sinais da endometriose é a famosa cólica menstrual, com uma dor muito intensa, que grande parte das mulheres acredita ser normal.

Continuar lendo

Tratamentos

Sempre preparada para cuidar da saúde e do bem-estar das mulheres em todas as idades, com uma atenção individualizada, a Pro Matre oferece atendimento para todos os tipos de endometriose: superficial, ovariana e profunda, com uma equipe multidisciplinar formada por ginecologistas, urologistas, coloproctologistas, nutricionistas, psicólogas e fisioterapeutas.

Continuar lendo

Que tal conhecer um pouco mais da nossa estrutura?

Agende já sua visita e conheça todos os nossos serviços que estão à disposição para receber você!.

Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content