Ao descobrir sua gravidez, você e toda a família ficam ansiosos pelo nascimento do bebê. São muitos detalhes para se pensar, como a escolha da maternidade, do médico que irá te acompanhar, a compra do enxoval e a decoração do quartinho do bebê e tantas outras coisas.

Porém, para algumas mães, essa ansiedade acaba dando lugar à preocupação quando o novo integrante da família acaba nascendo antes da hora prevista.

A gente sabe que, pela fragilidade da situação, a prematuridade do bebê pode causar aflição e medo nos familiares, que ainda não estão preparados para lidar com essa nova realidade.

No Brasil, nascem cerca de 340 mil prematuros por ano, o equivalente a 931 bebês prematuros ao dia.

A boa notícia é que, nos últimos anos, o tratamento para a prematuridade se desenvolveu muito, o que ajudou a elevar a sobrevida desses bebês.

Aqui na Pro Matre, por exemplo, atendemos anualmente mais de 120 casos de bebês prematuros nascidos abaixo de 1500g e mais de 40 nascidos abaixo de 1000g.

Temos uma vasta experiência em gestações de bebês prematuros e contamos com profissionais qualificados para prestar toda e qualquer assistência às suas mães. Contamos com uma taxa anual de uso da UTI Neonatal de apenas 14% e índice de infecção hospitalar geral que é de 0.3%, cerca de nove vezes abaixo da média nacional, que é de 2.8%.

Aqui na Pro Matre, você e sua família contam com assistência especializada e atenção individualizada para casos de prematuridade.

  • Somos filiados à rede internacional Vermont Oxford que permite a comparação dos resultados conquistados na assistência de recém-nascidos menores de 1500g entre as melhores UTIs neonatais no mundo;
  • Possuímos parceria com a Universidade de Stanford, que busca o compartilhamento das melhores práticas neonatais;
  • Na Pro Matre, você conta com recursos tecnológicos de última geração para assistência ao bebê prematuro;
  • Seu bebê tem acesso a um dos maiores bancos de leite da América Latina;
  • Contamos com uma estrutura moderna e um complexo hospitalar que atende toda a linha de cuidado da mulher, com UTIs,  Centro de Diagnóstico, Pronto Atendimento e muito mais.

Quais são os tipos de bebês prematuros?

Quais as possíveis causas da prematuridade?

Existem muitas causas que levam a gestante a ter um parto prematuro. Esses fatores podem variar entre idade materna, hábitos como tabagismo, ingestão de bebida alcoólica, má alimentação e uso de drogas ou medicamentos.

Além disso, doenças obstétricas e ginecológicas, que podem ser evitadas ou controladas com um acompanhamento pré-natal de qualidade podem influenciar a prematuridade.

Veja as causas mais comuns do parto prematuro:

Como identificar uma ameaça de parto prematuro?

Desenvolvimento do bebê após a alta

Muitas dúvidas podem surgir depois de uma longa permanência do bebê no hospital.

Seu desenvolvimento será normal? Ele vai falar no tempo certo? Vai andar na hora certa? Mesmo com tantas dúvidas, é preciso lembrar que muitos bebês que nasceram prematuros vão crescer e se desenvolver sem nenhum problema de saúde.

Apesar disso, quanto menores e mais imaturos nascerem, maior será o risco de apresentarem dificuldades motoras e alimentares.

É importante lembrar que cada criança é única e seu desenvolvimento deve ser acompanhado pelo médico de confiança dos pais e da família.

A orientação do pediatra é fundamental para identificar possíveis sinais de atraso no desenvolvimento da criança.

Que tal conhecer um pouco mais da nossa estrutura?

Agende já sua visita e conheça todos os nossos serviços que estão à disposição para receber você e seu bebê.

Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content