Homem também tem problema de fertilidade: mito ou verdade?

É verdade. Antigamente, na sociedade machista, era bastante comum ouvir homens culpando as mulheres por não conseguir engravidar. Com o avanço da ciência, sabemos que essa situação não é necessariamente verdadeira.

Hoje, sabemos que as causas da infertilidade podem ser masculinas, femininas, ou ainda uma junção de problemas desses dois lados. “Existem vários trabalhos que dizem que as causas masculinas estão apenas um pouco abaixo das femininas em termos de ocorrência, ou em igual posição. Grosso modo, eu diria que está 40% para o homem, 40% para a mulher e 20% para o casal”, explica Dr. Vamberto Maia, ginecologista e especialista em Reprodução Humana.

Segundo o especialista, do ponto de vista feminino, as causas que mais se destacam são a má ovulação, a endometriose e os problemas de trajeto de útero e de trompa. Todos esses fatores acabam se somando. Para o homem, as causas mais comuns são as alterações no sêmen, como a baixa contagem de espermatozoides e a incapacidade de fecundar o óvulo.

Se você descobriu que tem um problema de fertilidade, procure, com o seu parceiro, um especialista. Não se desespere, pois muitos casos têm solução.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content