Hora de tomar a vacina da gripe

Todo ano, no mês de março, começa a campanha de vacinação contra a gripe. Qualquer pessoa se beneficia com essa vacina, mas as gestantes, crianças de até 5 anos, adultos a partir dos 65 anos e portadores de doenças crônicas são os grupos prioritários, porque apresentam um risco aumentado de desenvolver complicações da gripe. Quanto mais pessoas tomarem, de diferentes faixas etárias, mais se contribui para diminuir a circulação do vírus. Aqui no Centro de Imunização Pro Matre disponibilizamos essa e outras vacinas para proteger você e sua família.

A vacina da gripe muda anualmente porque o vírus Influenza sofre mutação rapidamente. Cada nova vacina contém proteínas de diferentes cepas do vírus definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas, afinal, por que tomar? Embora na maioria das vezes a recuperação da gripe aconteça em alguns dias, algumas pessoas desenvolvem complicações graves, que podem colocar a vida em risco. E esta época em que estamos, o outono, é a estação de maior transmissão de vírus respiratórios.

Vacina da gripe: Agendamento on-line

Você pode agendar on-line data e hora de sua vacinação contra gripe em nossa clínica. Basta acessar esta página 

Tire suas dúvidas sobre a vacina da gripe:

Quem pode tomar a vacina?

Ela pode ser tomada por pessoas acima de 6 meses de idade, desde que não tenham hipersensibilidade a qualquer componente da vacina. Pessoas com doenças infecciosas em fase aguda ou com febre não devem tomar.

Como é o esquema de doses?

Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade, são aplicadas duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo de um mês. Depois disso, é feita a vacinação anual em apenas uma dose.

A partir de 9 anos, é aplicada uma dose única anual.

A vacina dá alguma reação?

Pode ocorrer dor no local da aplicação, vermelhidão e endurecimento. Essas reações costumam ser leves, desaparecem em até 48 horas e compressas frias ajudam a aliviar. Febre, mal-estar e dor muscular são menos frequentes.

Reações mais graves são raríssimas. Em caso de reação adversa, procure o serviço de vacinação ou o seu médico.

Qual é o valor da vacina?

O valor é de R$ 140 a dose. A vacina utilizada é a influenza tetravalente, produzida pelos laboratórios GSK e Sanofi. Ela protege contra quatro cepas do vírus influenza, causador da gripe: duas cepas do tipo A (inclusive H1N1) e duas cepas do tipo B.

Clique aqui para mais informações.

Posso tomar a vacina em casa?

Sim. Temos o Serviço de Imunização em Domicílio, para oferecer a vacina no conforto de sua casa. Para ver as regiões atendidas e saber mais sobre este serviço, clique aqui.

Tomei a vacina da covid-19, preciso me vacinar contra a gripe?

Mesmo quem já tomou a vacina contra o novo coronavírus não está protegido contra a Influenza. A vacina da gripe, que já está prevista no calendário nacional de vacinação, protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Além disso, a vacina contra Influenza não prejudica a eficácia das vacinas contra a covid-19.

Porém, a recomendação é que as doses contra covid e influenza sejam aplicadas com 14 dias de intervalo uma da outra.

E para quem teve covid-19 é necessário esperar 30 dias para poder tomar qualquer outra vacina.

Gravidas devem tomar a vacina da gripe?

A vacina tem um efeito protetor enorme tanto para a mãe quanto para o bebê. A mãe porque na gravidez, pela sua condição de gestante, ela tem uma baixa imunidade, então ela está mais propensa a adquirir a gripe. A criança quando nasce ela só vai poder tomar a vacina a partir dos seis meses, então essa criança estará desprotegida. Quando a mãe toma a vacina, ela passa anticorpos para o seu filho, ainda na barriga, e a criança vai nascer já com uma imunidade que nós chamamos de passiva, que vai da mãe para o filho. E através da amamentação também é passado anticorpos para o bebê.

Unidades de atendimento

Unidade Cincinato Braga:

Rua Cincinato Braga, 37, 2º andar, São Paulo – SP

Tel: (11) 3284-8824 ou (11) 3287-5000

Unidade Ibirapuera:

Av. República do Líbano, 732, São Paulo, SP

Tel: (11) 3887-6950 ou (11) 3052-5031/ 3050-0720

Para outras informações, acesse: www.vacinapromatre.com.br


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content