Humor infantil: mitos e verdades

As alterações de humor em crianças pequenas são muito comuns. Bebês que normalmente são sorridentes e simpáticos podem ficar mal-humorados. Não se desespere! Esclarecemos algumas afirmações populares referentes ao temperamento infantil.

Se o meu filho é mal-humorado, a culpa é minha

É comum pensar que tudo o que acontece com a criança, de bom ou ruim, foi provocado pelos pais. Isso é só mais um mito. As alterações de humor são comuns nos primeiros anos de vida e são provocadas pelo crescimento, desenvolvimento da personalidade e conquista da independência. Os pais têm um papel importante de ensinar seus filhos a lidar com as frustrações, sem fazer birra.

O humor do meu filho pode melhorar

Sim. Durante os primeiros três anos, a criança está começando a desenvolver uma personalidade própria. Por isso, é comum que ela esteja voltada apenas para saciar as suas necessidades e para o seu próprio prazer. A rebeldia é bastante comum e deve passar depois dessa fase.

A frustração é um sintoma do mau-humor

É verdade! Um pouco depois do nascimento, o neném percebe que depende dos pais para saciar suas necessidades. Ele deve aprender a lidar com a frustração de não ter tudo que precisa, na hora que quer. A frustração e a birra são respostas da criança pequena, que ainda não sabe pedir ou dizer que está insatisfeita, triste ou incomodada com algo.

Não devemos fazer nada quando a criança faz birra

Isso é um mito.  As crises de mau-humor são boas oportunidades para ensinar seu filho a encontrar alternativas para seu objeto de desejo e superar frustrações. A criança precisa de muito apoio, carinho e atenção para que possa se sentir segura.

O mau-humor do meu filho pode indicar depressão

Não é verdade. Raramente, casos de mau-humor levam à depressão. Se o comportamento instável da criança não mudar depois dessa fase, converse com um profissional do desenvolvimento infantil. Se ela estiver com baixo-astral por mais de seis meses pode indicar alguma complicação. Fique atento!


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content