Guia de internação para cirurgias

Tamanho do Texto:

Guia de internação para cirurgias

Se você tem uma cirurgia agendada na Pro Matre, fique atenta às informações deste guia para uma internação ainda mais tranquila.

Guia de Internação Gestante

Conheça o nosso Centro Cirúrgico da Mulher

No dia agendado para o seu procedimento, você deve se direcionar à entrada principal da Pro Matre, Rua São Carlos do Pinhal nº 139, com três horas de antecedência para a realização dos processos administrativos ou de acordo com a solicitação médica. Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação e verifique com seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.

Assim que você chegar, dirija-se à recepção para se identificar. Após realizar os procedimentos de internação, a nossa equipe levará você e seu acompanhante até a acomodação. A próxima etapa é a admissão realizada pela enfermagem.

 

Preparação para a cirurgia

Para a maioria dos procedimentos, é necessário fazer jejum. Verifique com o seu médico os preparos que devem ser seguidos para a realização da cirurgia.

 

Documentação para internação

  • RG e CPF ou CNH da paciente e do acompanhante responsável
  • Carteirinha do convênio (física ou virtual)
  • Relatório médico ou encaminhamento médico, se tiver
  • Guia, senha de autorização ou token do convênio (caso o convênio não emita a guia ou senha de autorização, a paciente deve certificar-se de que seu plano oferece cobertura às acomodações do Hospital e Maternidade Pro Matre)
  • Consentimento cirúrgico (o termo assegura que a paciente recebeu todas as orientações sobre o procedimento a que será submetida e que autoriza a realização pelo médico responsável)
  • Exames pré-operatórios

 

Acompanhantes

Pergunte ao seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que deve ser o pai, a mãe ou um responsável legalmente constituído e documentado.
Maiores de 60 anos também deverão estar acompanhados.
Devido à pandemia de COVID-19, solicitamos que todos os acompanhantes e visitantes utilizem máscaras durante a permanência na instituição, assim como incentivamos a higienização correta das mãos e o distanciamento social.

Durante a fase vermelha da Pandemia nossas regras de visitação e parto são modificadas seguindo novos padrões. Conheças as regras.

 

Informações para o acompanhante

Durante a cirurgia, o acompanhante poderá aguardar na acomodação. Ele pode combinar previamente com o médico para que este ligue no telefone do quarto para passar informações sobre a cirurgia.

Consulte o departamento de internação sobre a cobertura de refeições para acompanhantes.

Para visitas, disponibilizamos o restaurante/café, localizado no térreo – recepção social.

 

Orientações sobre seus pertences

  • Os pertences poderão ser levados à acomodação após a finalização do processo de internação. Caso a paciente não tenha a acomodação liberada de imediato, assim que o setor de internação disponibilizar o número do quarto onde ela ficará, os familiares podem se dirigir ao posto de enfermagem onde receberão a chave.
  • Toda acomodação possui um cofre de segurança para guardar os pertences de valor.

 

Uso de medicamentos

  • Todos os medicamentos serão prescritos pelo médico, revisados pelo farmacêutico e administrados pela equipe de enfermagem, seguindo as orientações da prescrição médica;
  • Nossas equipes atuam com transparência na administração de medicamentos. As pacientes recebem as informações necessárias sobre os medicamentos que recebem e são protagonistas de seu cuidado e recuperação. O serviço de farmácia está à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Solicite que a enfermagem chame o farmacêutico para conversar com você;
  • Os medicamentos de uso contínuo e vitaminas devem ser trazidos pela paciente, para que o médico veja a necessidade de prescrição e dê continuidade ao tratamento. Os medicamentos devem estar em suas embalagens originais com lote e validade legíveis. Não será permitido o uso na instituição de medicamentos trazidos em porta-comprimidos ou blister cortados.
    Obs: informe a enfermagem sobre o uso desses medicamentos no momento da internação;

 

Nossas acomodações

A Pro Matre prioriza o seu conforto. Por isso, projetamos um espaço amplo que atenda a todas as suas necessidades:

  • Kit de higiene pessoal;
  • Roupa de cama disponível para paciente e acompanhante;
  • Cama reclinável e com grade de segurança;
  • Poltrona;
  • Sofá, utilizado como cama nos apartamentos e disponível para o acompanhante;
  • Mesa para refeições;
  • Frigobar;
  • Cofre de segurança;
  • Ar-condicionado;
  • TV com programação a cabo disponível nos apartamentos.

 

Refeições

  • As refeições são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações da nutricionista.
  • As refeições, bebidas e água para a paciente estão inclusas no valor da diária hospitalar.
  • Disponibilizamos opções de cardápios para o almoço e jantar, de acordo com a dieta prescrita. Toda vez que for necessária a adaptação do cardápio, consulte o atendimento personalizado do profissional nutricionista.
  • Para a segurança da paciente, não recomendamos o consumo de alimentos que não sejam oferecidos pelo Serviço de Nutrição.

 

Visitas

Neste momento de pandemia, os acessos de visitantes só serão permitidos com utilização de máscara durante todo o tempo dentro da Instituição e a realização correta da higiene das mãos.

Estamos avaliando sintomas e aferindo a temperatura de todos na entrada do hospital.

Não será permitida a visita ou permanência do acompanhante na Instituição caso apresente alguns dos sintomas abaixo:

  • Febre (temperatura maior ou igual a 37,8º C.)
  • Sintoma respiratório como tosse, coriza, dor de garganta e falta de ar
  • Perda de olfato ou paladar

São permitidos dois visitantes por paciente, assintomáticos, das 10h às 14h e das 17h às 20h. Crianças acima de 2 anos contam como visitantes e devem fazer uso de máscara.

Durante a fase vermelha da Pandemia nossas regras de visitação e parto são modificadas seguindo novos padrões. Conheças as regras.

 

Orientações para a alta

Verifique com seu médico a data provável para a sua alta e se programe com seu acompanhante para a saída do Hospital.

  • O seu acompanhante deve estar presente no momento da alta para providenciar a liberação na secretaria;
  • Solucione suas pendências administrativas, como autorização do convênio, prorrogações e relatório médico;
  • Organize seus pertences;
  • Aguarde a enfermeira para a liberação;
  • Esclareça suas dúvidas sobre os cuidados necessários ao retornar para casa;
  • Verifique seus pertences antes de deixar o quarto;
  • Caso a sua alta ocorra fora do expediente da secretaria, procure o setor de internação, localizado no térreo do bloco A para assinar a sua liberação de alta;
  • Você pode antecipar o pagamento de suas despesas extras comparecendo na secretaria dentro do horário de funcionamento.

 

Direitos e Deveres dos Pacientes e Familiares:

Clique aqui para consultar.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:

Central de Atendimento
(11) 3269-2233
2ª a 6ª feira, das 08h às 20h
Sábado das 08h às 12h

 

FAQ Internação

Como funciona o Plano Particular?

Pensando em quem não tem plano de saúde ou está em período de carência, criamos o Plano Maternidade, um pacote especial de serviços para a chegada do bebê. Com ele, é possível desfrutar de todo o conforto da Pro Matre, experiência de mais de 80 anos, equipe altamente especializada, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade e infraestrutura completa, por um valor fixo. Para saber mais sobre o plano e contratar o pacote, clique aqui ou entre em contato através do telefone (11) 5080-6400.

Quais são os horários de visitas?

Sabemos que é grande a expectativa de receber familiares e amigos na maternidade e apresentá-los ao bebê. Porém, devido à pandemia atual, as visitas estão provisoriamente suspensas, para garantir a segurança de todos. É permitida apenas a presença de um acompanhante, desde que este não tenha teste positivo de COVID.
Para saber mais sobre as regras de visitação, clique aqui.

Atende o meu convênio?

Queremos te atender da melhor maneira possível e sem gastos adicionais. Para isso, mantemos convênio com os principais planos de saúde nacionais. Clique aqui para consultar a lista de convênios médicos. Recomendamos verificar com seu plano de saúde as informações atualizadas. Nenhum convênio dá direito a Apartamento Luxo, Suíte ou Suíte Master.

Como fazer uma visita monitorada?

Sabemos a importância de visitar a maternidade para ter a certeza de que o bebê virá ao mundo em um ambiente seguro e aconchegante. Nesse período de pandemia, como medida de proteção, criamos o Atendimento Virtual, em que a futura mamãe irá conversar com nossa colaboradora por vídeo chamada. Com duração de aproximadamente 30 minutos, neste atendimento apresentamos nosso apartamento modelo e suíte de parto modelo através do vídeo, além de passar todas as informações necessárias para o tão esperado dia. Clique aqui para agendar.

Posso deixar as flores recebidas dentro do quarto?

Seguindo as orientações para controle de infecção, solicitamos que vasos de flores sejam deixados no corredor, ao lado da porta do apartamento.

Que tipo de lembrancinhas posso levar para oferecer às visitas?

Sugerimos que as lembrancinhas da Maternidade sejam planejadas com itens não comestíveis, a fim de colaborar com o controle de infecção hospitalar.
Caso a lembrancinha escolhida seja comestível, dê preferência a lembrancinhas que possam ser conservadas em temperatura ambiente, sem a necessidade de mantê-las sob refrigeração.
Para a segurança de todos, prefira as lembrancinhas que contenham data de produção e data de validade, assim como os ingredientes utilizados na fabricação do produto. Existem alguns alimentos alergênicos que devem ser informados nos rótulos (por exemplo: ovo, glúten, castanhas em geral e leite).
Lembrando que, temporariamente, as visitas à Maternidade estão suspensas.

Posso contratar o serviço de Foto e Filmagem do parto?

Sabemos o quanto é importante registrar um momento tão especial como a chegada do bebê. Porém, diante do cenário atual da pandemia, adotamos medidas mais restritivas de proteção, a fim de garantir a segurança de todos que passam pela maternidade. Temporariamente restringimos a entrada de fotógrafos e desativamos o serviço de transmissão do parto ao vivo.

Esperamos poder restabelecer este serviço o quanto antes. A empresa terceirizada que realiza foto e filmagem em nossa maternidade é a Baby Boom (tel.: 11 3269-2249 ou 97107-9299). Para trazer outro fotógrafo, é necessário que ele esteja cadastrado na maternidade. Entre em contato com nosso setor de Cadastro de Profissionais pelo telefone: (11) 5080-9497.

Como realizo o cadastro de profissionais?

Caso você tenha uma Doula ou Enfermeira Obstetra, ela poderá acompanhá-la no parto, desde que seja credenciada na Maternidade.
Este credenciamento ocorre semanalmente, mediante treinamento. As Doulas/Enfermeiras Obstetras interessadas em realizar o cadastro devem entrar em contato pelos telefones: (11) 5080-9895 e (11) 5080-9497 e agendar o treinamento. É importante que as doulas interessadas iniciem o processo, no mínimo, 45 dias antes da data provável de parto.

Para verificar se um fotógrafo é cadastrado em nossa Maternidade, entre em contato com nosso setor de Cadastro de Profissionais pelo telefone: (11) 5080-9497.

A Pro Matre oferece vacina contra o Coronavírus?

Não. Possuímos um Centro de Imunização, que oferece uma ampla gama de vacinas para bebês, crianças e adultos. Porém, não há previsão para a chegada de quaisquer das vacinas contra Covid-19 nas clínicas privadas.

O que devo levar para a maternidade?

Enxoval da mamãe:
• Camisola / pijama
• Penhoar
• Sutiã para amamentação
• Produtos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, condicionador, e demais produtos que você utilize)

Enxoval do bebê:
• Macacão com pé - 5 peças
• Conjunto pagão ou body - 5 peças
• Calça com pé - 5 peças
• Manta – 1 peça
• Cobertor – 1 peça
• Luvas - 2 pares
• Meias - 2 pares

Pedimos para deixar a primeira troca separada, pois você ou seu acompanhante precisarão entregá-la no Centro Obstétrico.
Também sugerimos embalar cada troca de roupa em sacos plásticos identificados.

Como eu posso registrar um elogio?

Seu contato é muito importante para nós! Você pode deixar a sua mensagem por meio deste link.

Como faço para agendar uma consulta ou exame?

Para agendar consultas e exames entre em contato com a nossa Central de Agendamento: (11) 5080-6070 ou pelo WhatsApp: (11) 94381-9670. Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 7h às 20h e aos sábados das 7h às 13h.

A Pro Matre tem um curso de Gestantes?

Oferecemos um curso online para orientar mães e pais sobre o período da gestação, parto, puerpério e os cuidados com o recém-nascido. Também oferecemos curso online sobre amamentação. Para saber mais sobre esses e outros serviços, clique aqui.

Como faço para solicitar o meu prontuário?

Para solicitar uma cópia de seu prontuário médico, pedimos que acesse o link e baixe os documentos de orientação e solicitação.

Caso precise, baixe o modelo de procuração.

Depois de preenchê-lo, encaminhe-o para o email: hospitalidade@promatre.com.br

Eu gostaria de trabalhar na Pro Matre. Como faço?

Para visualizar as vagas de emprego e enviar o seu currículo, clique aqui.