Se você tem uma cirurgia agendada na Pro Matre, fique atenta às informações deste guia para uma internação ainda mais tranquila.
Conheça o nosso Centro Cirúrgico da Mulher
No dia agendado para o seu procedimento, você deve se direcionar à entrada principal da Pro Matre, Rua São Carlos do Pinhal nº 139, com três horas de antecedência para a realização dos processos administrativos ou de acordo com a solicitação médica. Não se esqueça de levar os documentos necessários para internação e verifique com seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.
Assim que você chegar, dirija-se à recepção para se identificar. Após realizar os procedimentos de internação, a nossa equipe levará você e seu acompanhante até a acomodação. A próxima etapa é a admissão realizada pela enfermagem.
Preparação para a cirurgia
Para a maioria dos procedimentos, é necessário fazer jejum. Verifique com o seu médico os preparos que devem ser seguidos para a realização da cirurgia.
Documentação para internação
- RG e CPF ou CNH da paciente e do acompanhante responsável
- Carteirinha do convênio (física ou virtual)
- Relatório médico ou encaminhamento médico, se tiver
- Guia, senha de autorização ou token do convênio (caso o convênio não emita a guia ou senha de autorização, a paciente deve certificar-se de que seu plano oferece cobertura às acomodações do Hospital e Maternidade Pro Matre)
- Consentimento cirúrgico (o termo assegura que a paciente recebeu todas as orientações sobre o procedimento a que será submetida e que autoriza a realização pelo médico responsável)
- Exames pré-operatórios
Acompanhantes
Pergunte ao seu médico se é necessária a presença de um acompanhante.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável, que deve ser o pai, a mãe ou um responsável legalmente constituído e documentado.
Maiores de 60 anos também deverão estar acompanhados.
Devido à pandemia de COVID-19, solicitamos que todos os acompanhantes e visitantes utilizem máscaras durante a permanência na instituição, assim como incentivamos a higienização correta das mãos e o distanciamento social.
Informações para o acompanhante
Durante a cirurgia, o acompanhante poderá aguardar na acomodação. Ele pode combinar previamente com o médico para que este ligue no telefone do quarto para passar informações sobre a cirurgia.
Consulte o departamento de internação sobre a cobertura de refeições para acompanhantes.
Para visitas, disponibilizamos o restaurante/café, localizado no térreo – recepção social.
Orientações sobre seus pertences
- Os pertences poderão ser levados à acomodação após a finalização do processo de internação. Caso a paciente não tenha a acomodação liberada de imediato, assim que o setor de internação disponibilizar o número do quarto onde ela ficará, os familiares podem se dirigir ao posto de enfermagem onde receberão a chave.
- Toda acomodação possui um cofre de segurança para guardar os pertences de valor.
Uso de medicamentos
- Todos os medicamentos serão prescritos pelo médico, revisados pelo farmacêutico e administrados pela equipe de enfermagem, seguindo as orientações da prescrição médica;
- Nossas equipes atuam com transparência na administração de medicamentos. As pacientes recebem as informações necessárias sobre os medicamentos que recebem e são protagonistas de seu cuidado e recuperação. O serviço de farmácia está à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Solicite que a enfermagem chame o farmacêutico para conversar com você;
- Os medicamentos de uso contínuo e vitaminas devem ser trazidos pela paciente, para que o médico veja a necessidade de prescrição e dê continuidade ao tratamento. Os medicamentos devem estar em suas embalagens originais com lote e validade legíveis. Não será permitido o uso na instituição de medicamentos trazidos em porta-comprimidos ou blister cortados.
Obs: informe a enfermagem sobre o uso desses medicamentos no momento da internação;
Nossas acomodações
A Pro Matre prioriza o seu conforto. Por isso, projetamos um espaço amplo que atenda a todas as suas necessidades:
- Kit de higiene pessoal;
- Roupa de cama disponível para paciente e acompanhante;
- Cama reclinável e com grade de segurança;
- Poltrona;
- Sofá, utilizado como cama nos apartamentos e disponível para o acompanhante;
- Mesa para refeições;
- Frigobar;
- Cofre de segurança;
- Ar-condicionado;
- TV com programação a cabo disponível nos apartamentos.
Refeições
- As refeições são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações da nutricionista.
- As refeições, bebidas e água para a paciente estão inclusas no valor da diária hospitalar.
- Disponibilizamos opções de cardápios para o almoço e jantar, de acordo com a dieta prescrita. Toda vez que for necessária a adaptação do cardápio, consulte o atendimento personalizado do profissional nutricionista.
- Para a segurança da paciente, não recomendamos o consumo de alimentos que não sejam oferecidos pelo Serviço de Nutrição.
Visitas
Neste momento de pandemia, os acessos de visitantes só serão permitidos com utilização de máscara durante todo o tempo dentro da Instituição e a realização correta da higiene das mãos.
Estamos avaliando sintomas e aferindo a temperatura de todos na entrada do hospital.
Não será permitida a visita ou permanência do acompanhante na Instituição caso apresente alguns dos sintomas abaixo:
- Febre (temperatura maior ou igual a 37,8º C.)
- Sintoma respiratório como tosse, coriza, dor de garganta e falta de ar
- Perda de olfato ou paladar
São permitidos dois visitantes por paciente, assintomáticos, das 10h às 14h e das 17h às 20h. Crianças acima de 2 anos contam como visitantes e devem fazer uso de máscara.
Orientações para a alta
Verifique com seu médico a data provável para a sua alta e se programe com seu acompanhante para a saída do Hospital.
- O seu acompanhante deve estar presente no momento da alta para providenciar a liberação na secretaria;
- Solucione suas pendências administrativas, como autorização do convênio, prorrogações e relatório médico;
- Organize seus pertences;
- Aguarde a enfermeira para a liberação;
- Esclareça suas dúvidas sobre os cuidados necessários ao retornar para casa;
- Verifique seus pertences antes de deixar o quarto;
- Caso a sua alta ocorra fora do expediente da secretaria, procure o setor de internação, localizado no térreo do bloco A para assinar a sua liberação de alta;
- Você pode antecipar o pagamento de suas despesas extras comparecendo na secretaria dentro do horário de funcionamento.
Direitos e Deveres dos Pacientes e Familiares:
Clique aqui para consultar.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco:
Central de Atendimento
(11) 3269-2233
2ª a 6ª feira, das 08h às 20h
Sábado das 08h às 12h