Leite materno tem várias fases: mito ou verdade?

É verdade. Que o leite materno é o alimento mais importante nos seis primeiros meses de vida da criança a maioria das pessoas já ouviu falar. O que nem todas as mamães sabem é que esse alimento não é uma mistura homogênea e que todas as suas fases são indispensáveis para o bebê.

A primeira fase do leite materno é mais aquosa, por isso algumas mães a desperdiçam, sem saber que ela é tão importante como todas as outras. Isso também acontece com a fase posterior, a gordura, que é indispensável para o desenvolvimento neurológico do pequeno.

Para aproveitar os benefícios de todas as fases do leite, é preciso esvaziar o peito inteiro durante as mamadas. A dica é começar a amamentação pela mama em que o bebê pegou na última vez. “Se ele esvaziou bem uma mama, comece pela outra que você não ofertou na última mamada, porque aí ele vai se beneficiar de todas as fases do leite. É importante que ocorra o esvaziamento completo da mama para que o bebê se satisfaça. Se isso não acontecer, ele ficará tomando só aquele leitinho anterior, e vai querer mamar de meia em meia hora”, orienta Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista do Grupo Santa Joana.

Esse também pode ser um indicador de que o bebê está se alimentando corretamente. “O ideal é dar de mamar durante o tempo que ele levar para esvaziar uma mama, cada criança tem um tempo. Se ela não esvaziou a mama, ela não fez uma boa mamada. A mãe tem que ficar atenta a isso”, acrescenta.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content