Medicina fetal

Tamanho do Texto:

Medicina fetal

Medicina Fetal

Nós, da Pro Matre Paulista, cuidamos de gerações há 80 anos, acolhendo as gestantes e seus bebês. Nas últimas décadas, acompanhamos de perto todas as inovações tecnológicas que proporcionaram um olhar cada vez mais apurado ao que acontece com o bebê no ventre materno, e técnicas cirúrgicas cada vez mais modernas, que nos permitiram tratar precocemente diversas doenças do feto.

Conhecimento e experiência em saúde da mulher e do bebê, equipamentos de última geração, exames avançados, equipe renomada e especializada e procedimentos de alta complexidade são alguns dos fatores que tornaram a nossa Medicina Fetal uma referência nos últimos anos, realizando tratamentos com resultados comparados aos melhores centros internacionais.
Nossa equipe de especialistas fetólogos atua desde 2017 na Pro Matre e realiza uma média de 100 cirurgias fetais por ano.

Aqui, realizamos prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças e condições gestacionais de alto risco, utilizando o que existe de mais atual na Medicina Fetal, pensando sempre na saúde e bem-estar das mães e seus bebês.

  • A prevenção é feita por meio de consultas de aconselhamento pré gestacionais e durante a gravidez.
  • Temos sofisticados exames e equipamentos para diagnósticos precisos.
  • Tratamos todas as doenças fetais, realizando qualquer cirurgia que se faça necessária, com equipe experiente no tratamento dos quadros mais complexos.

Sabemos que algumas situações podem deixar as gestantes ansiosas e aflitas, por isso, nos preocupamos em promover uma experiência acolhedora e humanizada. Oferecemos atenção, cuidado e segurança, sem deixar de lado o apoio emocional.

Agenda sua consulta ou seu exame!

Central de Agendamento
(11) 3269-2900

Agendamento por Whatsapp
+55 11 94381-9670

 

Afinal, o que é Medicina Fetal?

A Medicina Fetal é uma subespecialidade da ginecologia obstetrícia, que contribui para a prevenção, o rastreamento e o tratamento de todas as condições que podem afetar o bebê e a gestante. O nosso objetivo é realizar o acompanhamento da gestação, com enfoque especial no feto.
Por meio de exames complementares como a ultrassonagrafia e testes genéticos, a Medicina Fetal permite acompanhar o desenvolvimento do feto e diagnosticar precocemente alterações, permitindo tratamentos que podem ser realizados mesmo antes do bebê nascer.

 

De consultas de rotina a atendimentos de alta complexidade, a Medicina Fetal da Pro Matre trabalha para antecipar, prevenir e tratar todas as condições adversas e doenças da gestante e do bebê.

Equipamentos e exames

Na Pro Matre, temos um Centro de Medicina Fetal completo, com equipamentos de imagem de última geração e uma gama de exames genéticos que nos permitem diagnosticar as mais variadas doenças.
Temos um software para realizar o acompanhamento do feto com curvas de normalidade atualizadas, permitindo detectar desvios do crescimento e desenvolvimento com precisão. Além disso, utilizamos sistemas com imagens de alta definição, que nos possibilitam visibilizar o feto em 3D e 4D.
Os exames ficam armazenados em nosso sistema e podem ser gravados – neste caso, a gestante receberá instruções de acesso. Os laudos com fotos são impressos e entregues à paciente logo após o exame.

Conheça alguns dos exames realizados:

  • Ultrassonografia transvaginal ginecológica e obstétrica
  • Ultrassonografia morfológica de primeiro (transluscência nucal) e segundo trimestres
  • Ultrassonografia obstétrica com Doppler
  • Ecocardiografia fetal
  • Dopplervelocimetria colorida, perfil biofísico fetal e cardiotocografia
  • Ultrassonografia 3D e 4D
  • Consultas de aconselhamento pré-gestacional e genético
  • Amniocentese genética e para maturidade pulmonar fetal
  • Biopsia de vilo corial
  • Cordocentese
  • Todos os exames laboratoriais para rastreamento e diagnóstico de doenças genéticas (NIPT, cariótipo, PCR, microarray, exoma e outros)

A importância do Ultrassom Morfológico

O Ultrassom Morfológico de primeiro trimestre, realizado entre a 11a e a 14a semanas de gestação, é uma ferramenta importantíssima para diagnosticar uma doença fetal e o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia. A suspeita precoce pode alterar o rumo da gestação e da sobrevida do bebê.
Em alguns casos, como espinha bífida, realizar o diagnóstico nesta fase da gestação é fundamental para possibilitar o tratamento ainda dentro do útero.
Dada a sua importância, este ultrassom deve ser conduzido por uma equipe altamente especializada, treinada e com experiência.

Tratamentos intrauterinos

Algumas condições e doenças do bebê diagnosticadas na gravidez podem ser tratadas precocemente, com ótimos resultados. Sim, a cirurgia pode ser feita dentro do útero da mãe.
Utilizamos técnicas modernas de tratamento, como a terapia fetal com laser no caso de transfusão feto-fetal.
Nossa equipe tem experiência reconhecida mundialmente em terapêutica fetal, e nossos especialistas já realizaram mais de 1500 cirurgias fetais, tendo sido pioneiros no desenvolvimento de técnicas hoje usadas no mundo todo.

Realizamos todas as cirurgias fetais. Conheça algumas condições que tratamos:

  • Mielomeningocele (cirurgia aberta ou por laparoscopia)
  • Transfusão feto-fetal (laser placentário)
  • Hérnia diafragmática congênita (oclusão traqueal fetal)
  • Obstruções urinárias (desobstrução uretral endoscópica)
  • Anemias fetais (transfusões sanguíneas)
  • Tumores fetais
  • Derrames torácicos e malformações de vias aéreas (drenos torácicos)

Linha de cuidados completa

A estrutura da Pro Matre permite oferecer o tratamento completo ao bebê, da gestação ao pós-parto. Acompanhamos e tratamos a saúde do feto ainda dentro do útero, com o serviço de Medicina Fetal, disponibilizamos a infraestrutura de nosso Centro Cirúrgico e da Unidade Semi Intensiva para a gestante, que monitora 24 horas por dia mãe e bebê.
Após o parto, recebemos o neonato com a atenção de todos os especialistas necessários e uma UTI Neonatal completa com equipe experiente, onde acompanhamos o bebê até a alta. A nossa expertise nos levou a ter resultados que estão acima das médias mundiais.
Para a mãe, caso necessário, disponibilizamos a infraestrutura de nossa UTI Adulto, que é referência no cuidado com a mulher.

Equipe médica

É claro que bons equipamentos são fundamentais na Medicina Fetal, mas os que pilotam os equipamentos são os que diagnosticam e tratam. Neste sentido, a Pro Matre tem uma equipe altamente especializada, composta por dez médicos e mais três neurocirurgiões, que disponibiliza tratamento às pacientes vindas de diversos países e contribui para a formação de fetólogos no Brasil e no exterior.

Aqui na Pro Matre, a troca contínua de conhecimentos entre os especialistas de diversas áreas é uma regra. Todos “falam a mesma língua” e seguem protocolos rígidos, alinhados às evidências científicas. A nossa equipe de Medicina Fetal conta com a supervisão do Dr. Fabio Peralta.

Dr. Fabio Peralta

  • Graduação em Medicina e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
  • Mestre e Doutor em Obstetrícia pela USP.
  • Pós-Doutorado em Medicina Fetal no King's College Hospital - Universidade de Londres.
  • ResearchFellow no Harris Birthright Research Centre for Fetal Medicine - King's College Hospital - Universidade de Londres.
  • Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e AMB.
  • Título de Especialista em Ultrassonografia Geral pela AMB e CBR.
  • Título de Especialista em Medicina Fetal pela FEBRASGO e AMB.
  • Título Internacional de Especialista em Medicina Fetal pela Fetal Medicine Foundation European Education Comitte.

Qualidade comprovada

A taxa de sobrevida dos prematuros nascidos abaixo de 1500g é de 80%, o que significa que a cada 10 bebês nascidos abaixo desse peso, 8 sobrevivem. E 90% das mães amamentam seus bebês após a internação na UTI Neonatal, o que está acima da média se comparado aos principais centros do mundo.

Aqui na Pro Matre, nosso índice de infecção hospitalar é de 0,3%, baixíssimo se comparado à média nacional, que é de 2,7%. Somos um ambiente exclusivamente voltado para a saúde da mulher, onde não circulam doenças que não estejam relacionadas à ginecologia e obstetrícia, o que confere mais segurança aos nossos pacientes.

Nos casos de Mielomeningocele, utilizamos técnicas cirúrgicas que permitem reduzir significativamente os drenos ventrículo-peritoneais. Em média, nossa taxa de derivações ventrículo-peritoneais é de 30%. Quando ocorre a cirurgia cedo, perto de 20 semanas de gestação, utilizando a nossa técnica conseguimos reduzir essas taxas a aproximadamente 5%, enquanto a média mundial é de 40%.

No caso de hérnia diafragmática congênita, por exemplo, temos taxa de sobrevida de cerca de 70% enquanto em países da Europa e nos Estados Unidos este índice está em torno de 50%.

Quando ocorre a Transfusão feto-fetal em nosso serviço, a sobrevida de pelo menos um bebê é maior do que 90%, enquanto a média mundial é acima de 80%.

Por que escolher a Pro Matre

Realizamos prevenção, diagnóstico e tratamento, com equipe pioneira, alinhada e multidisciplinar, em centro completo, com todos os equipamentos e exames necessários.

Agenda sua consulta ou seu exame!

Central de Agendamento
(11) 3269-2900

Agendamento por Whatsapp
+55 11 94381-9670