Mitos e verdades sobre a amamentação

Entre os mitos sobre amamentação: existe leite fraco? Não!

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, o blog da Pro Matre Paulista aborda o tema e responde algumas dúvidas muito comuns entre mamães e papais, especialmente os que passam pela situação pela primeira vez.

Acompanhe as dicas da Pro Matre Paulista, publicadas originalmente no Anuário Caras do Bebê.

Existe leite fraco?

Não existe leite fraco. Mesmo mulheres desnutridas produzem leite com os componentes necessários ao desenvolvimento do bebê. Cada mãe produz o leite de que seu bebê precisa, e na quantidade certa. O bebê deve ser amamentado até se sentir satisfeito.

Mulher com implante de silicone consegue amamentar?

É possível amamentar mesmo após cirurgia plástica nas mamas. Tudo depende da técnica utilizada nessa cirurgia. Os procedimentos que intereferem nas aréolas (área em torno dos mamilos) têm maior chance de lesar os ductos por onde passa o leite e dificultar a amamentação.

Mulher que fez redução de mamas consegue amamentar?

A redução mamária, normalmente, pode interferir na amamentação. Toda mulher que deseja amamentar deve conversar com seu cirurgião plástico, antes da cirurgia, para orientação e escolha da técnica a ser utilizada.

O leite materno pode ser insuficiente para o bebê?

Nos primeiros dois a três dias após o parto, a mãe pode achar que tem pouco leite pois suas mamas continuam flácidas e pouco leite pode ser visto na expressão do mamilo. Na verdade, neste período, o líquido produzido é o chamado colostro. O colostro tem os nutrientes ideais para os primeiros dias de vida do bebê e é muito rico em fatores que melhoram a imunidade do recém- nascido. Ele é produzido em pequena quantidade, mas adequado ao pequeno tamanho do estômago do bebê. Raramente a mãe produz pouco colostro ou pouco leite. Quando isto ocorre, em geral, está associado a cansaço e estresse. Por isso, recomenda-se sempre que as mamães façam pequenos repousos durante o dia, principalmente nas primeiras semanas de amamentação. Este repouso inclui os dias na maternidade: o ideal é limitar um pouco as visitas ou pedir que familiares e amigos façam visitas curtas, em horários que permitam o descanso da mãe.

 


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content