Mulher grávida não pode fazer exercícios: mito ou verdade?

Isso é um mito. No segundo post da série sobre atividade física, o Dr. Mauro Grynszpan, obstetra da Pro Matre Paulista, explica que a gestante pode fazer exercícios físicos mais moderados para manter o controle do peso.

Voltar à forma física antes do parto não é uma tarefa que acontece de um dia para o outro. “Tudo começa no pré-natal, procurando manter uma alimentação equilibrada e uma atividade física constante, desde que não estejamos diante de uma gravidez de risco”, esclarece o obstetra.

Mulheres que já praticam exercícios físicos antes de engravidar devem manter essa atividade durante a gravidez, no entanto devem ter cuidados especiais. Antes de qualquer coisa, é preciso consultar um médico para que ele avalie o risco dessa prática para a saúde do bebê. Se essas mulheres não mantiverem o hábito de praticar  uma atividade física, elas correm o risco de engordar mais do que deveriam.

Procure evitar atividades menos localizadas no abdome e modalidades de alto impacto, como vôlei, basquete, corrida com velocidade, entre outros. “Caminhadas ao ar livre, esteira, hidroginástica, musculação leve para membros superiores e inferiores não só estão liberados como são recomendáveis”, aconselha.

Para ter uma ideia do ganho de peso ideal na gestação, basta aplicar a seguinte fórmula: 6 quilos + 5% do peso da mulher antes de engravidar. Lembre-se: a atividade física sempre deve ser acompanhada por uma dieta saudável e balanceada.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content