Papai também amamenta?

Depois de nove meses de gestação, nos quais as atenções ficam todas voltadas para a mãe, chega o bebê e rouba a cena. Começa, então, um período de vínculo total entre os dois, com a fase da amamentação. E o pai, como fica nesse cenário? Não é raro que, nesse momento, alguns pais sintam-se excluídos e até deslocados. No entanto, com um pouco de boa vontade e disposição, é possível incluir o pai nesse momento tão especial da vida familiar.

“No período pós-parto, o pai é muito importante para a mãe, representando uma fonte de segurança e tranquilidade nesse momento de ansiedade e incertezas, principalmente quando se trata do primeiro filho”, comenta Flavia Ianzini Carnielli, psicóloga da Pro Matre Paulista. Por isso, segundo ela, o pai não deve ter vergonha de assumir tarefas que eventualmente sejam desempenhadas pela mulher, como cuidar da casa e das compras da família. “Livrar a mãe das tarefas domésticas nessa fase é uma grande contribuição, pois além de proporcionar a ela o foco exclusivo no bebê, desta forma o homem também vai se sentir menos excluído dessa relação que se torna tão intensa.”

A rotina da amamentação toma uma parte considerável do dia da mulher. Gestos simples, como fazer companhia a ela ou simplesmente ir buscar água enquanto ela amamenta, podem ampliar o vínculo entre o casal. Pode parecer algo muito corriqueiro, mas a mulher que amamenta, de fato, sente muita sede enquanto o bebê está mamando e tudo o que ela pode querer, naquele momento, é um simples copo de água.

Quando a mãe volta ao trabalho, normalmente começa outra fase de adaptação, tanto para ela quanto para o bebê. Outra boa oportunidade para o pai assumir nova função. As mulheres que desejam continuar amamentando mesmo após a licença maternidade precisam ordenhar seu leite e congelá-lo, para que o bebê seja alimentado no período em que estão distantes. Dependendo dos horários do casal, o pai pode assumir esta função, oferecendo o leite da mãe em mamadeira.

Quer saber mais sobre este tema? Acesse o conteúdo Papo de Pai, no site da Pro Matre Paulista, e veja como os homens estão cada vez mais participativos na gestação.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content