Para cada fase da criança, um transporte adequado: mito ou verdade?

Bebês com idade acima de um ano devem ser transportados em cadeirinhas presas ao cinto de segurança

Verdade. Época de Festas e férias, hora de por o pé na estrada. Existe uma forma ideal para transportar bebês e crianças? Na verdade, para cada fase, existe uma maneira correta de fazer isso.

Muita gente pensa que a melhor maneira de levar o bebê em um trajeto feito de carro é no colo. Dr. Alexandre Lourenço, ortopedista pediátrico da Pro Matre Paulista, explica que este é um grande equívoco. “Além do impacto da projeção que a criança pode sofrer, ainda há o risco de esmagamento causado pelo adulto que tem a criança no seu colo”, acrescenta Dr. Alexandre. Segundo as normas de segurança do CONTRAN, órgão regulador de trânsito no Brasil, há um tipo de cadeirinha ou assento especialmente indicado para cada faixa etária.

Veja o que é recomendado para cada faixa etária:

DE 0 A 1 ANO

Nesta faixa etária (incluindo o recém-nascido), o certo é o transporte em cadeirinhas de segurança, tipo bebê conforto, sempre presas pelo cinto de segurança do carro e de costas para o movimento do carro.

DE 1 A  4 ANOS

As crianças devem ser transportadas em cadeirinhas presas pelo cinto de segurança. A posição mais segura é no centro do banco traseiro.

DE 4 A 10 ANOS

As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado assento de elevação ou buster”, segundo determina o CONTRAN. Contudo, esta recomendação é válida até os 10 anos, visto que os cintos de segurança dos carros, em geral, são projetados para pessoas com mais de1,45 cm e estes assentos de elevação permitem adequar a altura da criança para o uso correto do cinto de segurança no ombro e na cintura.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content