Um dos primeiros exames realizados em um recém-nascido, o teste do pezinho, é fundamental na detecção de possíveis problemas de ordem genética e metabólica, que podem causar deficiências intelectuais e possíveis prejuízos na qualidade de vida das crianças.

O exame é realizado entre o terceiro e o quinto dia após o nascimento do bebê, sendo o seu procedimento rápido e simples, através da coleta de pequenas gotas de sangue da região do calcanhar da criança.

Por que meu bebê precisa realizar o teste?

O teste é realizado em todos os bebês recém-nascidos e tem o objetivo de identificar diversas doenças antes mesmo do aparecimento dos sintomas, que muitas vezes podem ser evitados por meio do tratamento apropriado.

Em caso de um resultado positivo no teste do pezinho, isso não significa necessariamente que o bebê possa ter determinada doença, mas que existe a necessidade de continuar a investigação para excluir ou confirmar o diagnóstico.

Diante disso, a Pro Matre disponibiliza uma equipe de médicos especializados, que oferecem as orientações necessárias para a família, além do suporte no acompanhamento de possíveis doenças detectadas.

Existem diferentes tipos de teste do pezinho?

Atualmente existem diferentes testes, que detectam diversas doenças metabólicas, infecciosas, genéticas e imunológicas. Os critérios se diferenciam pela tecnologia utilizada para análise, quantidade de doenças e condições pesquisadas.

O teste do pezinho do Grupo Santa Joana é realizado pela moderna técnica de Espectrometria de Massas em Tandem (EMT), que possibilita a investigação de doenças metabólicas hereditárias, também chamadas de Erros Inatos do Metabolismo.

E quais são os tipos de testes?

Observação para o teste SCID e AGAMA

A aplicação da vacina BCG é obrigatória, segundo portaria n° 434/2020 da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo.

Em caso de adiamento da administração da vacina BCG por opção de realização do exame SCID AGAMA, os pais deverão assinar um termo se responsabilizando a realizar a vacina após a liberação do resultado do Teste, caso não haja alteração no resultado.

Aqui na Pro Matre você tem acesso aos resultados do teste do pezinho do seu bebê de forma rápida e segura

Clique aqui e acesse o resultado.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco:

E-mail: testedopezinho@santajoana.com.br

Atendimento: 2ª a 6ª feira das 07h às 17h

Telefone: (11) 5080-6371

Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content