Teste do Pezinho Ampliado: por que fazer?

Toda gestante ou mamãe já está familiarizada com o teste do pezinho, exame garantido por lei há vários anos e que detecta seis doenças – Fenilcetonúria, Hipotiroidismo Congênito, Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, hiperplasia Suprarrenal Congênita (I70H) e Deficiência de Biotinidase. O que algumas pessoas ainda não sabem é que, hoje, é possível prevenir ainda melhor os problemas de saúde do bebê, por meio do Teste do Pezinho Ampliado. A Pro Matre Paulista oferece esta opção de diagnóstico mais completo aos pais.

O Teste do Pezinho Ampliado detecta, além das seis doenças mais conhecidas, também a Galactosemia, a Toxoplasmose Congênita, as Aminoacidopatias (Cromatografia) e a Deficiência de G.6.P.D. Também é possível optar pela realização do Teste do Pezinho Avançado, que detecta até 46 doenças.

Algumas dessas patologias podem causar graves danos neurológicos e até levar o bebê a óbito, enquanto outras só dependem de adequações na dieta. Outras, ainda, indicam a necessidade da introdução ou da não indicação de alguns medicamentos para que não se manifestem e outras, mais graves, podem dar ao casal a possibilidade de um aconselhamento genético para uma nova gestação.

A amostra de sangue utilizada para os dois testes – básico e ampliado – é a mesma, colhida a partir de 48 horas após a primeira mamada. O resultado do teste ampliado é disponibilizado em um único laudo, em conjunto com o teste básico.

Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones 3269 2256 ou 3269 2621.


Podemos ajudar?

Fale conosco pelo
WhatsApp.

Whatsapp

Agende visitas, marque
consultas e mais.

Acesso rápido

Skip to content